Avaliação da política de arranjos produtivos locais sob o olhar dos integrantes das associações APL de turismo mares e lagoas do sul e do APL de piscicultura/AL

Autores

  • Niedja Figueiredo Dantas

DOI:

https://doi.org/10.28998/repd.v6i18.8656

Resumo

Esta pesquisa avaliou a Política de Arranjos Produtivos Locais no estado de Alagoas, na visão dos integrantes das Associações Comunitárias dos APLs de Turismo Lagoas e Mares do Sul/Al e de Piscicultura do Delta do São Francisco/AL, através de entrevistas de campo. Os resultados apontaram na seguinte direção: os atores afirmaram que esta política está baseada em editais, e na força do grupo, e ela veio para beneficiar os que trabalham por conta própria. Contudo, a implantação de programas aconteceu de forma autoritária, sem consultar a comunidade. Afirmaram que a política de APL contribui para a geração de renda na comunidade.

Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90

Biografia do Autor

Niedja Figueiredo Dantas

Niedja Figueiredo Dantas
Professora na Universidade de Pernambuco

Referências

ARAÚJO, Limdemberg Medeiros de. Participação sociopolítica no Planejamento Turístico. Revista Turismo – Visão e Ação, v. 8. N-1, p. 153-164, jan/abril 2006.

BOBBIO, Noberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política, 5ª. Ed. Tradução de João Ferreira. Brasília: UNB, 1993.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal Editora, 2003.

LUSTOSA, Cecília; LAGES, Andre; ARAÚJO, Juliana Sheila; COSTA, Fábio José Castelo Branco. O Velho Chico e sua nova cadeia produtiva: diagnóstico da psicultura alagoana. Maceió: Edufal, 2008.

MARTINS, J. A Sociabilidade do Homem Simples: cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Hucitec, 2000.

QUEIROZ, M. I.P. Relatos Orais: do “dizível” ao “indizível”. In SIMSON, Olga de Morais Von. Experimentos com Histórias de Vida. São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 1988.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa Ação. São Paulo: Cortez, 2010.

URANI, Andre; CROCO, Guiseppe; GALVÃO, Alexandre. Empresários e Empregos nos Novos Territórios: O Caso da Terceira Itália. São Paulo: Ed. DP&A, 2009.

Downloads

Publicado

04/09/2019

Edição

Seção

Artigos