Contribuições da Demanda Efetiva à Teoria do Crescimento Puxado pelas Exportações sob a perspectiva do Novo-desenvolvimento

Autores

Resumo

A partir do Princípio da Demanda Efetiva em Keynes, é quebrado o pressuposto clássico de que o crescimento da economia estaria limitado pela oferta de fatores de produção e que seria independente do nível de demanda, o que deu origem a modelos econômicos e políticos de diferentes conjecturas, inclusive teorias que defendem que o crescimento econômico de uma nação pode ser liderado pelo crescimento da demanda externa. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo expor e discutir o arcabouço teórico que colaborou para a construção do modelo de crescimento puxado pelas exportações, sob a perspectiva do Novo-desenvolvimentismo. Para esse fim, foi adotado o método dedutivo de análise, que inclui exposições detalhadas e discussões acerca das possíveis influências e contribuições.

Biografia do Autor

Letícia Vieira Cavessana, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestranda em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0167670228156410. Área de Pesquisa: Desenvolvimento Econômico. Linhas de Pesquisa: Macroeconomia, Economia Internacional, Econometria e Economia do Setor Público.

Referências

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Estratégia de desenvolvimento e as três frentes de expansão no Brasil: um desenho conceitual. Ipea, Texto para discussão nº1828, 2013.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O Brasil e o Novo Desenvolvimentismo. Revista Interesse Nacional, 13. ed. abr/jun. 2011.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; MARCONI, Nelson; OREIRO, José Luís. Structuralist Development Macroeconomics. Londres: Routledge, 2012. cap. 3.

CARVALHO, Fernando J. Cardim de; SICSÚ, Francisco João; STUDART, Luiz Fernando. Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, 2. ed. 2007.

FREITAS. O Modelo Kaldoriano de Crescimento Liderado pelas Exportações. Anais do XXXI Encontro Nacional de Economia - ANPEC, 2003.

KALDOR, Nicholas. A Model of Economic Growth. The Economic Journal, v. 67, n. 268, 1957.

KEYNES, John Maynard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Editora Nova Cultural. 1993. Inclui índice. ISBN 85-351-0917-X.

OREIRO, José Luis da Costa. Novo-desenvolvimentismo, crescimento econômico e regimes de política macroeconômica. Estudos Avançados, 26 (75), 2012.

OREIRO, José Luis da Costa; NAKABASHI, Luciano; SOUZA, Gustavo J. de Guimarães. A economia brasileira puxada pela demanda agregada. Revista de Economia Política, 30 (4), 2010.

OREIRO, José Luis da Costa; NAKABASHI; LEMOS, Breno Pascualote; SILVA, Guilherme Jonas Costa da. A Macroeconomia do Crescimento puxado pela Demanda Agregada: Teoria e Aplicações ao Caso Brasileiro. Conselho Nacional da Indústria, 2007.

SICSÚ, João; DE PAULA; Luiz Fernando; MICHEL, Renaut. Por que novo-desenvolvimentismo? Revista de Economia Política. v. 27, n. 4 (108), 2007.

Publicado

12/09/2021