DAS “HORDAS SELVAGENS” AO “CRUZAMENTO DAS RAÇAS”: AS SUBMERGÊNCIAS ÉTNICAS INDÍGENAS EM ALAGOAS NO SÉCULO XIX

Autores

  • Evaldo Mendes Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar um conjunto de referências bibliográficas sobre as populações indígenas no Estado de Alagoas ao longo do século XIX. A intenção é a de apresentar um mapeamento descritivo dos aldeamentos indígenas daquele período, a estruturação e a desestruturação sócio espaciais destas áreas. Esta proposta de retorno ao passado histórico pretende ensejar uma compreensão sobre a organização e a morfologia sociais dos povos indígenas atuais propondo reflexões sobre as distintas formas de constituição étnico-territoriais e a centralidade da terra na pauta de suas lutas políticas pela demarcação.

Downloads

Biografia do Autor

Evaldo Mendes Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutor em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), com ênfase em Etnologia Indígena, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

01-05-2025

Como Citar

SILVA, Evaldo Mendes. DAS “HORDAS SELVAGENS” AO “CRUZAMENTO DAS RAÇAS”: AS SUBMERGÊNCIAS ÉTNICAS INDÍGENAS EM ALAGOAS NO SÉCULO XIX. Revista de Ciências Humanas Caeté, Maceió, v. 6, n. 1, p. 118–147, 2025. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistadecienciashumanascaete/article/view/15825. Acesso em: 14 nov. 2025.