As implicações da pandemia do COVID-19 em um atrativo turístico esportivo: um Estudo de Caso sobre o Fútbol Club Barcelona

Autores

  • Jonathan Rocha de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • André Mendes Capraro Professor associado do Departamento de Educação Física, na Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Turismo esportivo, Futebol, FC Barcelona, COVID-19, Coronavirus.

Resumo

O Fútbol Club Barcelona (FCB) é um relevante atrativo turístico da cidade de Barcelona, possui uma demanda turística significativa e influencia positivamente na imagem do destino. Este estudo propõe uma explanação acerca das implicações da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no clube como um atrativo turístico esportivo, e possíveis perspectivas para o segmento. Caracterizado como um estudo de caso pautado, sobretudo, em uma revisão da literatura, este artigo utilizou-se de múltiplas fontes para a coleta dos dados: documentos, referenciais bibliográficos, reportagens jornalísticas e materiais audiovisuais. Foi possível identificar que os setores de turismo e esporte sofreram implicações significativamente negativas e, consequentemente, gerando perdas comerciais e econômicas para atrativos turísticos esportivos, como no caso do FCB. Neste cenário, o clube adotou uma série de medidas e, estrategicamente, realizou ações virtuais e tecnológicas para retomar parte dos seus atrativos turísticos, por exemplo as visitas guiadas pelo seu estádio e museu. Tais inovações podem representar uma tendência para o segmento e as descobertas apresentadas nesta pesquisa podem subsidiar para novas pesquisas nesta área do turismo, bem como na formulação de estratégias e políticas para a recuperação do segmento.

Biografia do Autor

Jonathan Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná. Linha de Pesquisa: Aspectos socioculturais do Esporte e do Lazer.

André Mendes Capraro, Professor associado do Departamento de Educação Física, na Universidade Federal do Paraná.

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em História, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física pela UFPR.

Downloads

Publicado

05/11/2020

Edição

Seção

Artigos