TURISMO E VOLUNTARIADO: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA SOLIDÁRIA NO ÂMBITO DO TURISMO

Autores

  • Yousra Makanse Universidade de São Paulo
  • Marcelo Vilela de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Turismo, Voluntariado, Turismo Voluntário, Um Teto Para Meu País.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as expectativas do viajante em relação ao turismo voluntário, buscando entender suas motivações, seu perfil e suas opiniões sobre a viagem. Para isso, utilizou-se a técnica da observação participante e da entrevista aberta com um grupo de pessoas que desenvolve esse tipo de turismo, com o objetivo de compreender o ponto de vista do viajante. A entidade escolhida para a pesquisa foi a organização não governamental Um Teto Para Meu País, presente em 19 países da América Latina, e o trabalho de campo foi realizado na Argentina em julho de 2011 durante os Trabajos de Invierno, que contaram com a presença de mais de 1200 voluntários. As entrevistas abertas foram realizadas com três voluntários de diferentes nacionalidades (França, Chile e Brasil). Os jovens entrevistados tinham entre 20 e 22 anos, frequentavam curso superior e realizaram a viagem de modo independente (sem intermediação de agências de viagens). Através das entrevistas e da observação participante, identificou-se que os turistas voluntários têm motivações pessoais distintas, sendo as mais citadas o sentimento de justiça, de igualdade e a reflexão gerada pela atividade. O contato com os moradores também é muito importante para a escolha por esse tipo de turismo, pois o turista tem a oportunidade de conhecer a região, os hábitos e costumes de seus habitantes de modo mais intenso.

Biografia do Autor

Yousra Makanse, Universidade de São Paulo

Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Marcelo Vilela de Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi; Especialista em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC/CEATEL; Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Propaganda e Turismo) pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)/USP.
  • Bacharel em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi
  • Especialista em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC/CEATEL

·         Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Propaganda e Turismo) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

  • Professor do Curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH)

Downloads

Publicado

02/07/2014

Edição

Seção

Artigos