Afroempreendedorismo e responsabilidade social/corporativa

turismo e cultura afrodiaspórica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Afroempreendedorismo, Afroturismo, Responsabilidade social/corporativa

Resumo

O presente trabalho analisa um tema ainda pouco debatido na academia em turismo no Brasil - o afroempreendedorismo - aqui conceituado como o empreendedorismo realizado por negros e negras que buscam, por meio do seu trabalho, valorizar a cultura afro e fazer dela seu meio de renda e apoio. O artigo tem por objetivo discutir a responsabilidade social das empresas comandas por afroempreendedores em turismo no Brasil, tendo como base para a análise as sete diretrizes de responsabilidade social empresarial formulado pelo Instituto Ethos e Sebrae. É resultante de uma pesquisa qualitativa que contou com diferentes técnicas de coleta de dados – questionário enviado via Google Forms e respondido por 15 afroempreendedores do setor e ainda três entrevistas, além do acompanhamento de lives, palestras, redes sociais dos afroempreendedores do setor a fim de levantar dados. Como resultado, a investigação revelou que todas as sete diretrizes (adote valores e trabalhe com transparência; comprometa-se com o bem comum; promova sua comunidade; valorize empregadores e colaboradores; proteja clientes e consumidores; envolva parceiros e fornecedores; faça sempre mais pelo meio ambiente) vão ao encontro às práticas dos afroempreendedores do afroturismo, com ênfase naquelas voltadas à promoção da comunidade e o envolvimento de parceiros e fornecedores e que o quesito que apregoa  a necessidade de cuidar do meio ambiente foi a que teve menor recorrência. Como conclusão, o estudo reitera a necessidades de mais investigações sobre afroempreendedorismo brasileiro, em especial no setor turístico.

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Biografia do Autor

Natália Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Turismo (Unemat), licenciada (Universidade Cruzeiro do Sul) e mestra em Ciências Sociais (Unisinos), Doutora em Sociologia (UFRGS). Atualmente professora contratada no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Oliveira, N. A. de. (2022). Afroempreendedorismo e responsabilidade social/corporativa: turismo e cultura afrodiaspórica no Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(02), 4–23. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/13753

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