A utilização da rede social TikTok na hotelaria da cidade do Rio de Janeiro
The use of the social network TikTok in the hotel industry in the city of Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.28998/ritur.V15.N2.A2025.pp1-18.18347Palavras-chave:
Hotelaria, marketing digital, TikTokResumo
Entende-se que o marketing digital é um conjunto de atividades e práticas do marketing tradicional que possuem o objetivo de gerir a relação com o público-alvo através de tecnologias digitais de informação e comunicação. No turismo e na hotelaria, o marketing digital desempenha um papel importante por possibilitar que turistas explorem as características de destinos turísticos por meio de diferentes meios de comunicação. Estes últimos divulgam diferentes produtos e serviços que são ofertados nos locais turísticos de forma abrangente e confiável, com a ajuda das interações digitais. Portanto, cada vez mais as informações são divulgadas aos consumidores e parceiros de negócios por meio de canais de comunicação em dispositivos digitais, nos quais os receptores interagem ao ponto de gerar relação de credibilidade. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o uso da rede social TikTok como ferramenta de marketing digital nos meios de hospedagem na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Referente à fundamentação teórica, teve como base os estudos sobre marketing digital e redes sociais na hotelaria, por meio da pesquisa bibliográfica de forma a estruturar a fundamentação teórica, adotando-se artigos nacionais e internacionais, pesquisados em bases de dados. Concernente aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa teve abordagem qualitativa e realizou-se: a) levantamento bibliográfico utilizando as plataformas de pesquisa “Scopus” e “Web of science”, “Scielo” e Publicações de Turismo; b) levantamento dos meios de hospedagem na cidade do Rio de Janeiro através do google maps, e em seguida a verificação de cadastrado no TikTok; c) criação de um checklist adaptado para a rede social TikTok. Como resultados, o estudo identificou um número considerável de desistências do uso do TikTok pelos meios de hospedagem na cidade do Rio de Janeiro. Nota-se também que em alguns dos perfis não têm frequência nas postagens, nem conteúdo bem–apresentado.
Downloads
Referências
ARMUTCU, B.; TAN, A.; AMPONSAH, M.; PARIDA, S.; RAMKISSOON, H. Tourist behaviour: The role of digital marketing and social media. Acta Psychologica, v. 240, p. 1-15, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2023.104025.
ASONGU, S.; ODHIAMBO, N. Tourism and social media in the world: an empirical investigation. Journal of Economic Studies, v. 46, n. 7, p. 1319-1331, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JES-07-2018-0239.
BAI, W. (Bella); LEE, T. J.; WU, F.; WONG, J. W. C. How effective are user-generated travel short videos in promoting a destination online? Journal of Vacation Marketing, v. 0, n. 0, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/13567667231221816.
BALATSKA, N.; RADKEVYCH, L.; ROBUL, Y.; VDOVICHENA, O.; STRENKOVSKA, A. Digital Technologies and Digital Marketing: New Opportunities for Tourism and Hospitality Business. Financial and Credit Activity Problems of Theory and Practice, v. 6, n. 47, p. 424–432, 2022. DOI: https://doi.org/10.55643/fcaptp.6.47.2022.3924.
BALLAGAS, Q.; ALONSO, I.; FERNANDEZ, A. Las Redes Sociales en la Hotelería: Caso Camagüey (Cuba). Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 28, n. 4, p. 1063-1086, 2019.
CAO, X.; QU, Z.; LIU, Y.; et al. How the destination short video affects the customers’ attitude: the role of narrative transportation. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 62, n. 9, 2021.
CAÇÃO, B. P. O TikTok nas estratégias de marketing nas empresas portuguesas ou com presença no mercado português. 2023. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2024
CORRÊA, J. B.; MONDO, T. S. O Facebook como técnica para captação de clientes de hostels em Florianópolis-SC, Brasil. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 11, n. 4, p. 939-955, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i4p939.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HO-MAI, N. T.; TRAN, V. T.; NGUYEN, V. K.; DO, U. T. T.; TRUONG, T. B.; TRAN, P. T. K. The pathways of increasing online celebrity brand equity and followers' hotel booking intention: a serial multiple mediation model. Journal of Research in Interactive Marketing, v. 1, n. 23, 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/JRIM-08-2023-0265.
ICOZ, O.; KUTUK, A.; ICOZ, O. Social media and consumer buying decisions in tourism: The case of Turkey. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 16, n. 4, p. 1051-1066, 2018. DOI: https://doi.org/10.25145/j.pasos.2018.16.073
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais utilizaram a internet no país, em 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38307-161-6-milhoes-de-pessoas-com-10-anos-ou-mais-de-idade-utilizaram-a-internet-no-pais-em-2022.
MOHAMMED, I.; MAHMOUD, M. A.; AHMED, A. S.; PREKO, A.; MWIN, N.; CLOTTEY, E. K.; BOAKYE, B. Safety, security, clean air and intention to experience: Do TikTok short video narratives matter? Tourism and Hospitality Research, v. 0, n. 0, p. 1-13, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/14673584231217654.
MOSWEUNYANE, L.; RAMBE, P.; DZANSI, D. Use of social media in Free State tourism small, medium and micro enterprises to widen business networks for competitiveness. South African Journal of Economic and Management Sciences, v. 22, n. 1, p. 1-10, 2019. DOI: https://doi.org/10.4102/sajems.v22i1.2780.
REJEB, A.; REJEB, K.; APOLLONI, A.; TREIBLMAIER, H.; IRANMANESH, M. Mapping the scholarly landscape of TikTok (Douyin): A bibliometric exploration of research topics and trends. Digital Business, v. 4, p. 1-23, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.digbus.2024.100075.
SOKOLOVA, N. G.; TITOVA, O. V. Digital marketing as a type: concept, tools and effects. In: Proceedings of the 2019 International Conference on Management, Technology and Development (MTDE). Atlantis Press, p. 508-512, 2019. DOI: https://doi.org/10.2991/mtde-19.2019.101.
STEPHANIE C. TikTok becomes the first non-Facebook mobile app to reach 3 billion downloads globally. Disponível em: https://sensortower.com/blog/tiktok-downloads-3-billion. Acesso em: 10 maio 2024.
TikTok Brasil. (2024). Recuperado de https://ads.tiktok.com/business/creativecenter/inspiration/popular/hashtag/pc/pt
TikTok. (2024). Recuperado de https://www.tiktok.com/business/en/blog/tiktok-creative-assistant-smart-ai-tool
WANG, C.; CUI, W.; ZHANG, Y.; SHEN, H. Exploring short video apps users’ travel behavior intention: Empirical analysis based on SVA-TAM model. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 1-14, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.912177.
WANG, X.; YU, Y.; ZHU, Z.; ZHENG, J. Visiting intentions toward theme parks: Do short video content and tourists’ perceived playfulness on TikTok matter? Sustainability, v. 14, p. 1-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su141912206.
WEI, M.; LI, Y.; ZHANG, T.; LIU, X. How values are co-created by tourists and TikTok that are conducive to destination promotion: Evidence from Chongqing. Journal of Vacation Marketing, v. 0, n. 0, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/13567667231210591.
WENGEL, Y.; MA, L.; MA, Y.; et al. The TikTok effect on destination development: famous over-night, now what? Journal of Outdoor Recreation and Tourism, v. 37, 2022.
YANG, S.; LIU, Y.; WU, X. Effects of social media engagement and advertising on firm value of tourism and hospitality companies. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 45, n. 8, p. 1417-1439, 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/10963480211015361.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).