Mídias sociais e sua importância na captação de clientes: um estudo exploratório no setor hoteleiro do Chuí/RS-Brasil

Autores

  • Lucimari Acosta Pereira Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Taiane Rodrigues Danielce Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Mídias sociais, Gestão Hoteleira, Marketing Digital

Resumo

O marketing digital trouxe novas possibilidades de interação com os clientes, além de facilitar o processo de venda. Eles passam a ser o foco do marketing das empresas, exigindo novas formas de comunicação. Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, surgiram as mídias sociais, que aparecem como novas formas de comunicação e relacionamento para a sociedade – e para as empresas. Nesse cenário, os meios de hospedagem precisam utilizar o marketing digital para a divulgação e valorização do empreendimento, mantendo o foco nos serviços oferecidos. Dada a importância do uso do marketing digital este estudo teve como objetivo verificar se os canais de distribuição online auxiliam na captação de clientes nos hotéis do município gaúcho do Chuí-Brasil. Seguiu-se um percurso metodológico de caráter descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, sendo os dados coletados através da aplicação de questionário estruturado a sete de 10 empreendimentos hoteleiros, e analisados através de estatística descritiva com auxílio teórico. Os principais resultados sinalizam que não há investimentos e nem exploração do potencial que as mídias sociais oferecem para promoção e divulgação dos empreendimentos, pois a maioria dos empreendimentos hoteleiros visa captar clientes somente através do Google+, Facebook e WhatsApp. Embora os meios de hospedagem do município gaúcho do Chuí visem a captação de clientes por meio das mídias sociais e tenham conhecimento da importância que elas apresentam para a divulgação e promoção dos empreendimentos, não são realizados investimentos na qualificação de pessoas e no setor de comunicação online, o que possibilitaria desenvolver uma gestão de marketing de relacionamento com os clientes.

Biografia do Autor

Lucimari Acosta Pereira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí- Univali.  Mestra em Turismo e Hotelaria pelo Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande- FURG 

Taiane Rodrigues Danielce, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Marcos Vinicius Dalagostini Bidarte, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel  e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente é professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Grupo de Estudos em Organizações e Desenvolvimento (GEODes) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administação (GEPAdm)

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Publicado

25/06/2019

Edição

Seção

Artigos