A influência da internet e do boca a boca eletrônico no turismo de bem-estar

uma análise na perspectiva dos consumidores em SPAs

Autores

  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Turismo de bem-estar, Spas, Conteúdo Gerado pelo Usuário, TripAdivisor

Resumo

Com o aumento do acesso à informação digital há uma maior busca por comentários na internet antes de realizar uma compra, seja de um produto ou serviço. A pesquisa tem como objetivo analisar as principais considerações sobre as avaliações dos consumidores do segmento de turismo de bem-estar em spas do Rio Grande do Norte (RN). Para fins metodológicos a pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória descritiva, intencional, não probabilística, fazendo uso do software Iramuteq versão 0.7 Alpha 2 e a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). A plataforma utilizada para análise do Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) foi o TripAdvisor. Obteve-se uma amostra de 13 estabelecimentos de diferentes destinos do RN, tais como: Natal, Tibau do Sul (Pipa), Nísia Floresta (Tabatinga), São Miguel do Gostoso e Monte das Gameleiras. Foram contabilizados o total de 24.225 comentários, até o final de novembro de 2022, nos estabelecimentos selecionados na plataforma do TripAdvisor desde a criação das contas. Como resultados foi possível verificar que os maiores quantitativos de comentários estão nos estabelecimentos denominados Spa resort, tendo em vista que estes possuem uma demanda maior de clientes e Unidades Habitacionais (UH’s). As principais características avaliadas pelos turistas que utilizaram dos serviços de spas no RN foram: atendimento, qualidade, infraestrutura (relacionada as atividades existentes no hotel/resort) e massagem. Pode-se concluir que o marketing de Boca a Boca Eletrônico atrelado aos destinos turísticos e/ou estabelecimentos possui relevância significativa. Considerando que o interessado em comprar um produto ou serviço irá ler os primeiros comentários que foram realizados por outros consumidores é importante destacar sobre a importância do retorno por parte da gerência nos comentários nessas plataformas de avaliação, principalmente se forem negativos.

Biografia do Autor

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN) Natal/Brasil. Mestra em Gestão e desenvolvimento do Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração pela UFRN. Técnica em Gerência de produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/RN/Natal/Brasil. Atualmente é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e membro do Grupo de Marcas e Marketing (CNPq/UFRN).

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona. Mestrado em Comunicação e Estratégia Política pela Universidade Autônoma de Barcelona. Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN). Membro pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo GESTUR/CNPq. Membro pesquisadora do Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação LAICOM/UFMS-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Marcas e Marketing GMPAR/CNPq. Membro pesquisadora da Associação Científica para a Avaliação e Medição de Valores Humanos AEVA/Barcelona-Espanha.

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Publicado

22/06/2023