Turismo de bem-estar: análise dos serviços do segmento em spas day – Natal/RN, Brasil

Autores

  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, Turismo de Bem-estar, SPAS day, Natal/RN, SERVPERF

Resumo

O turismo de bem-estar tem apresentado crescimento significativo nas últimas décadas. Subproduto do turismo de saúde, o então chamado “wellness” do turismo tem alcançado um público com melhores poderes aquisitivos, nos quais buscam sair da rotina em um momento de relaxamento do corpo e da mente. O objetivo principal da pesquisa foi de analisar o processo de gestão estratégica da qualidade dos serviços do segmento de turismo de bem-estar em Spas day de Natal/RN, Brasil. A pesquisa teve como metodologia a observativa participante, fazendo a utilização de ckeck-list dos serviços baseado no modelo SERVPERF. Estudo qualitativo, transversal, intencional, não-probabilístico. Como resultados pode-se analisar que há frequência de turistas neste segmento e ainda que as estratégias de gestão devem se embasar mais na satisfação dos clientes, quanto a sua total atenção ao paciente, já que este carece de liberações de tensões e necessita do mínimo de contrangimento e/ou estresse.

Biografia do Autor

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Turismo (UFRN). Técnica em Gerência pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN).

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro permanente do programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN).

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, revalidado pela Universidade de Brasília. Mestrado em Comunicação e Estratégia Política pela Universidade Autônoma de Barcelona. Especialização em Direito de Empresa pelo IESE (1999), Suficiência Investigadora (DEA) em Pesquisa de Mercado pela Universidade de Barcelona. Especialização em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro permanente do programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN) e módulo de Pesquisa de Mercado no Programa de Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas pelo Departamento de Publicidade da UFRN, modalidade Lato sensu.

Downloads

Publicado

17/01/2016

Edição

Seção

Artigos