Fatores determinantes da oferta turística de Natal-RN

Um olhar de agências de viagens e guias de turismo

Autores

  • Mellyssa Layla Barbosa Damasceno Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Andrea Virginia Souza Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Oferta Turística, Natal/RN, Agências de Receptivo, Guias de Turismo

Resumo

O turismo, considerado um fenômeno, pode ser abordado em diversas esferas tendo em vista a capacidade de integração que a atividade possibilita. Com relação a essa integração e mais precisamente na formação da oferta turística, a presente pesquisa teve como objetivo estudar os fatores determinantes na formação dos componentes da oferta turística comercializada pelas agências de receptivo e guias de turismo do destino Natal/RN. Em buscas sobre a temática em periódicos e anais, foi possível observar a escassez de estudos relacionados à temática, bem como acerca dos atores que possuem maior influência na inclusão e exclusão destes fatores. A partir da pouca produção que aborde o tema, e na perspectiva da autora que vivência esses meios, desencadeou-se a necessidade de explorar esse campo em uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram pesquisas bibliográficas e entrevista com os atores mencionados, através de perguntas semiestruturadas, visando encontrar os elementos determinantes na formação da oferta a partir do olhar dos representantes de agências de viagens e guias de turismo, bem como discorrer sobre a temática. Foi possível observar que existem fatores que determinam a formação dos componentes da oferta turística, e que esses de fato, estão relacionados com agências de viagens e guias de turismo, além da integração da atividade turística como um todo, podendo chegar a conclusão de que as hipóteses abordadas se afirmam a partir das entrevistas realizadas, entrando em concordância com autores que abordam a temática.

Biografia do Autor

Andrea Virginia Souza Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Ciência Política, com especialidade em Relações Internacionais, pelo Institut d'Études Politiques de Paris (IEP/Sciences-Po Paris). Bacharel em Publicidade e Propaganda (UnP), Turismo (UFRN) e Filosofia (UFRN). Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Gestão e desenvolvimento do Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração pela UFRN. Técnica em Gerência de produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/RN/Natal/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing (GPMAR/CNPq/UFRN) da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Marketing na área de Comunicação.

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, revalidado pela Universidade de Brasília. Mestrado em Comunicação e Estratégia Política pela Universidade Autônoma de Barcelona. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN). Membro pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo GESTUR/CNPq. Membro pesquisadora do Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação LAICOM/UFMS-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Marcas e Marketing GPMAR/CNPq. Membro pesquisadora da Associação Científica para a Avaliação e Medição de Valores Humanos AEVA/Barcelona-Espanha.

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Publicado

22/06/2023