Blogs de viagem e Turismo: possibilidades para o trabalho jornalístico

Autores

  • Lis de Queiroz Maldos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Alessandra de Falco Brasileiro Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Turismo, Jornalismo, Blogs

Resumo

O artigo analisa o jornalismo nos blogs de viagem Matraqueando e Gabriel Quer Viajar, que foram estudados a partir da busca por semelhanças e diferenças na forma como dois autores produziam conteúdos e como apresentavam seus respectivos blogs, tendo como elemento de análise o fato da autora do Matraqueando ser uma jornalista e o autor de Gabriel Quer Viajar ser um especialista em turismo. A estratégia metodológica utilizada foi a Netnografia, que estuda fenômenos ocorridos no meio online, através da imersão do pesquisador. Na área de turismo, aqueles que possuem experiência e bagagem em um determinado tema podem ser igualmente transmissores de informações seguras. Mas é nítida a aplicação de técnicas jornalísticas nos blogs escritos por profissionais e como estas legitimam a divulgação.

 

Biografia do Autor

Lis de Queiroz Maldos, Universidade Federal de São João del-Rei

Bolsista PIBIC/Fapemig, graduanda em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Graduanda em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo, bolsista de extensão no projeto de extensão Vertentes Agência de Notícias (VAN), Gerente de Qualidade da Mosaico Comunicação Jr., colaboradora no site de turismo Trips Space. Áreas e temáticas de interesse: viagens, turismo, fotografia e jornalismo.

Alessandra de Falco Brasileiro, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Orientadora do curso de Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei(UFSJ). Graduada em Jornalismo (PUC-Campinas); Especialista em Jornalismo Científico (Unicamp); Mestre em Comunicação Social (Metodista); Doutora em Educação (Unicamp), Pós-doutoranda em Comunicação (Metodista)-Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG). Docente na Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora da Rede JorTec (Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais).

Downloads

Publicado

01/08/2015

Edição

Seção

Artigos