A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil

Autores

  • Ewerton Reubens Coelho-Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Turismo cervejeiro, Cerveja, Mercado

Resumo

O artigo versa sobre o mercado de cervejas e o turismo cervejeiro no Brasil. Apresenta considerações sobre a origem da cerveja no mundo, a chegada da bebida ao Brasil e o panorama de produção e consumo da bebida no país, na contemporaneidade. Trata-se de um estudo exploratório com base na revisão bibliográfica, que tem como objetivo averiguar o potencial da cerveja artesanal para o desenvolvimento do turismo cervejeiro brasileiro. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o número de cervejaria artesanais no Brasil é incerto pela falta de dados oficiais; o turismo cervejeiro no Brasil tem maior expressividade a partir da existência de eventos ligados à cerveja; o Brasil dispões de roteiros turísticos para este nicho do mercado onde um dos principais atrativos está na visitação às fabricas de cerveja para entender o processo de fabricação e degustar diferentes tipos da bebida.

 Palavras-chave: Cerveja, turismo cervejeiro, mercado.

Biografia do Autor

Ewerton Reubens Coelho-Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

 

Mestrando em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade estadual do Ceará (UECE); Graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Formador de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pelo Ministério de Turismo – MTUR e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: ewertonreubens@hotmail.com.

 

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Publicado

01/08/2015

Edição

Seção

Artigos