Perspectivas dos discentes sobre os estágios profissionais e formação superior em Turismo
DOI:
https://doi.org/10.28998/ritur.V15.N2.A2025.pp150-170.19093Palavras-chave:
Qualificação Profissional, Estágio, Formação Superior, Educação em Turismo, Corpo DiscenteResumo
O estudo tem como objetivo relacionar e analisar a formação acadêmica do profissional de Turismo com as características da área de atuação do estágio realizado pelos discentes dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria, no estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa online, do tipo survey, com 168 estudantes de Turismo com experiência em estágio. Para análise dos dados foi aplicada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Os principais resultados apontam que um grupo de estagiários de curso de Licenciatura em Turismo, modalidade EAD, atuam na área educacional sem remuneração para o estágio e não realizam networking no âmbito profissional. Porém, os alunos que cursam o Bacharelado em Turismo, modalidade presencial, realizam estágio remunerado na área de serviços em empresas privadas. Observa-se uma correlação entre o estágio na área de serviços e uma maior propensão a gerar networking, capacitação profissional e, consequentemente, empregabilidade. Para pesquisas futuras, sugere-se uma amostra maior e um estudo prático para implementar a aproximação e interação entre academia e mercado de trabalho.
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