Perspectivas dos discentes sobre os estágios profissionais e formação superior em Turismo

Autores

  • Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Renan Ribeiro da Silva Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO AFYA).
  • Clayton Pereira Gonçalves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Gabriela De Laurentis Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).
  • Marinês da Conceição Walkowski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/ritur.V15.N2.A2025.pp150-170.19093

Palavras-chave:

Qualificação Profissional, Estágio, Formação Superior, Educação em Turismo, Corpo Discente

Resumo

O estudo tem como objetivo relacionar e analisar a formação acadêmica do profissional de Turismo com as características da área de atuação do estágio realizado pelos discentes dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria, no estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa online, do tipo survey, com 168 estudantes de Turismo com experiência em estágio. Para análise dos dados foi aplicada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Os principais resultados apontam que um grupo de estagiários de curso de Licenciatura em Turismo, modalidade EAD, atuam na área educacional sem remuneração para o estágio e não realizam networking no âmbito profissional. Porém, os alunos que cursam o Bacharelado em Turismo, modalidade presencial, realizam estágio remunerado na área de serviços em empresas privadas. Observa-se uma correlação entre o estágio na área de serviços e uma maior propensão a gerar networking, capacitação profissional e, consequentemente, empregabilidade. Para pesquisas futuras, sugere-se uma amostra maior e um estudo prático para implementar a aproximação e interação entre academia e mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO AFYA). Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) para o Curso Técnico em Administração e Pós-Graduação em Gestão e Negócios.

 

Renan Ribeiro da Silva, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO AFYA).

Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO AFYA). 

 

Clayton Pereira Gonçalves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Rondônia e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Gabriela De Laurentis, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).

 Doutoranda e mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). Pesquisadora no grupo de pesquisa NUDE - design, corpo e tecnopolítica (PPDESDI/UERJ) e, na Rede Internacional de Pesquisadores em Design da Universidad de Palermo (UP), Buenos Aires.

 

 

Marinês da Conceição Walkowski, Universidade Federal do Paraná

Professor Programa de pós-graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

 

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Publicado

31-05-2025

Como Citar

Bittencourt, F. T. R., Da Silva, R. R., Gonçalves, C. P., De Laurentis, G., & Walkowski, M. (2025). Perspectivas dos discentes sobre os estágios profissionais e formação superior em Turismo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 15(2), 150–170. https://doi.org/10.28998/ritur.V15.N2.A2025.pp150-170.19093

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