Avaliação dos periódicos científicos da área da Museologia do Brasil no tocante ao cumprimento dos critérios Qualis

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Nunes Doutora em História Cultural Moderna e Contemporânea pela Universidade de Évora, Portugal. Professor Catedrática da Universidade de Évora, Portugal.
  • Maria Margaret Lopes
  • Janiele Moura Lopes dos Santos

Palavras-chave:

Museologia. Avaliação de Periódicos Científicos. Qualis Periódicos.

Resumo

A pesquisa em relato tem como objetivo avaliar os periódicos científicos brasileiros da área da Museologia no tocante ao cumprimento dos critérios de estratificação dos periódicos da área de Ciências Sociais Aplicadas I (CSA1) determinados pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a qual aglutina as áreas de Comunicação, Ciência da Informação e Museologia. Para tanto, realiza pesquisa documental e descritiva, ancorada por abordagem quali-quanti. Identifica, por meio de acesso ao sistema WebQualis da CAPES, os periódicos brasileiros da área de Museologia, tendo como corpus de análise oito periódicos. Realiza, inicialmente, descrição acerca de cada periódico para em seguida apresentar a avaliação quanto ao cumprimento dos critérios mínimos classificação asaber: Editor responsável; Comissão Editorial; Registro de ISSN; Linha Editorial definida (Expediente, Missão, Foco temático; Periodicidade; Forma de avaliação/revisão); Normas de submissão claras; Cumprimento da periodicidade; Indicação de titulação e afiliação institucional dos membros do Conselho Consultivo; Periódico publicado por instituição com pós-graduação stricto sensu ou por sociedade científica; Avaliação de originais por membros do Conselho Consultivo ou Pareceristas ad hoc; Indicação de titulação e afiliação dos autores; Título, Resumo e Palavras-chave no mínimo em dois idiomas; Data de recebimento e aceitação de cada artigo; e, um dos critérios gerais: Indexação do periódico em bases de dados nacionais e internacionais. Como resultados, identifica que a maioria dos periódicos cumpre os critérios mínimos de classificação e o critério geral da indexação. Apenas um dos periódicos descumpre boa parte dos critérios. Conclui que o descumprimento aos critérios poderá culminar na alteração da classificação nos estratos dos periódicos em uma próxima avaliação e que se faz necessário o controle quanto ao atendimento dos critérios por parte da gestão editorial para que o periódico, sob sua responsabilidade, galgue estratos mais qualificados.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Nunes, Doutora em História Cultural Moderna e Contemporânea pela Universidade de Évora, Portugal. Professor Catedrática da Universidade de Évora, Portugal.

Doutora em História Cultural Moderna e Contemporânea pela Universidade de Évora, Portugal. Professor Catedrática da Universidade de Évora, Portugal.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.