Museu, turismo e preservação: o caso do Museu do Recolhimento dos Humildes

Autores

  • José Cláudio Alves de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Alessandra Ramos da Silva Faculdade de Tecnologia e Ciências

Palavras-chave:

Museu, Turismo Cultural, Preservação

Resumo

O presente artigo trata do museu do Recolhimento dos Humildes como um dos grandes agentes fomentadores da preservação do patrimônio e como fonte de atratividade do turismo em Santo Amaro, cidade do Recôncavo da Bahia, Brasil. E mostra a sua importância como catalizador de manifestações culturais históricas que podem ser preservadas para o contexto histórico da cidade e para o engrandecimento do turismo local e regional. O texto é um recorte atualizado da monografia “A valorização e o resgate do Patrimônio Histórico-Cultural de Santo Amaro a partir da revitalização do Museu do Recolhimento dos Humildes”.

Biografia do Autor

José Cláudio Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal. Professor da UFBA. Pesquisador do CNPq, FAPESB e CAPES. Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e o Projeto Ex-votos do México (CNPq). Professor Permanente dos PPGs Museologia e ICI, UFBA. Conselheiro do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA.

Alessandra Ramos da Silva, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Bacharelado em Turismo pelas Faculdades Integradas da Bahia, FIB, em 2004. Supervisora de Pós-Venda na Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Downloads

Publicado

22/12/2017