Análise dos investimentos públicos para o fomento do turismo no Rio Grande do Norte (2004-2014)

Autores

  • Renata Mayara Moreira de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • João Bosco Araújo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Políticas públicas de turismo. Investimentos públicos. Regionalização. Rio Grande do Norte.

Resumo

O artigo analisa os investimentos públicos realizados nas regiões turísticas do Rio Grande do Norte no recorte temporal de dez anos, 2004-2014, que compreende o período de implementação do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O objetivo principal foi mapear a aplicação dos recursos durante a implementação no que diz respeito à suficiência, volume e a tipologia dos investimentos. Os resultados encontrados evidenciam que os recursos disponibilizados para o cumprimento dos objetivos do PRT são oriundos de convênios celebrados diretamente entre municípios e Ministério do Turismo (MTur), caracterizando-se ainda por serem insuficientes e aplicados em áreas inadequadas, não contribuindo, em sua maior parte, para o fortalecimento do processo de regionalização do turismo no Rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Renata Mayara Moreira de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel em Turismo, Mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  É professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca/Unidade Educacional Penedo.

João Bosco Araújo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

03/06/2020

Edição

Seção

Artigos