Metodologia de pesquisas na internet: breves considerações sobre uma pesquisa qualitativa em turismo nas redes sociais

Fernanda Meneses de Miranda Castro, Carolina de Andrade Spinola

Resumo


Este artigo teve por objetivo apresentar o percurso metodológico de uma pesquisa que pretendeu analisar a contribuição das redes sociais que são utilizadas pelos órgãos responsáveis pela promoção do turismo de Salvador para a construção de uma imagem competitiva do destino. Com o surgimento da comunicação virtual surgiram novas propostas de pesquisa que tentassem desvendar esse ambiente e ainda não existe um método que seja considerado mais adequado para o alcance dos objetivos, cabendo ao pesquisador a tarefa de selecionar métodos e técnicas que mais se ajustem à proposta de pesquisa. Neste trabalho optou-se pela utilização do método sociológico e pelas técnicas de análise das redes sociais, iconologia e análise de conteúdo. Apresentou-se também breves resultados da pesquisa empírica, realizada entre agosto de 2013 a agosto de 2014, onde acompanhou-se as publicações referentes ao destino Salvador da página da rede social Facebook da Bahiatursa e da Salvador-Bahia. Os resultados indicaram que apesar de Salvador ser o destino âncora da Bahia, a promoção digital ainda não alcançou resultados expressivos. Indicaram também que os métodos e técnicas escolhidos atenderam ao objetivo proposto e que pesquisas científicas na Internet requerem do pesquisador uma análise contextual pormenorizada. A depender do objeto e objetivos de estudo, a escolha e o percurso metodológico são diferenciados, não havendo uma indicação conceitual priorizada. 


Palavras-chave


redes sociais; promoção digital do destino; metodologia de pesquisa na Internet; Salvador-Bahia

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Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


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