Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

 

A LATITUDE é um periódico eletrônico que aceita para avaliação artigos inéditos em Ciências Sociais, que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Também são aceitas resenhas de livros recentes (até dois anos antes), entrevistas com pesquisadores com serviços prestados à área, traduções de artigos de pesquisadores estrangeiros, de acordo com a avaliação do comitê editorial.

 

 

As áreas de concentração da revista são a Antropologia e a Sociologia. Entretanto, mantemos a ambição de dialogar com todas as áreas das Ciências Sociais e Humanas, especialmente com as disciplinas da Ciência Política, Psicologia, Administração Pública, Direito, Economia, Educação, História, Planejamento Urbano e Regional, Relações Internacionais e especialidades hoje reconhecidas como interdisciplinares. Estimulamos e somos altamente receptivos ao recebimento de trabalhos de jovens investigadores/doutores.

 

 

Para submeter trabalhos é necessário que o primeriro autor tenha titulação de doutor.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

A publicação de artigos está condicionada à avaliação em um sistema de dupla etapa. Na primeira, o artigo será apreciado pela comissão editorial avaliando a pertinência do artigo às normas editoriais e às áreas científicas de abrangência da LATITUDE. Dessa avaliação, poderá haver três tipos de decisão: a rejeição, a possibilidade de reapresentação, com indicações de mudanças, e a indicação de dois pareceristas ad hoc, seguindo para a segunda etapa. Nesta, o artigo será apreciado por dois pareceristas anônimos e as decisões possíveis são: a) aprovação sem mudanças ou condicionada ao atendimento de alterações indicadas, b) necessidade de reapresentação do artigo com alterações substanciais e c) negação de publicação.

 

 

 

Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). O primeiro autor deve ter titulação de doutor. A revista não aceita artigos com mais de três autores, a não ser em casos excepcionais que devem ser sempre justificados à Comissão Editorial.

 

 

A LATITUDE aceita a proposta de dossiês temáticos, com organizadores, mas todos os textos submetidos ao número estão sujeitos ao mesmo processo de avaliação de duas etapas e do duplo cego. Os avaliadores possuem titulação de doutor.

 

 

O tempo aproximado para uma decisão final é de 2 mêses no caso de artigos que sejam rejeitados na primeira etapa e de 6 meses no caso dos artigos enviados para pareceristas ad hoc. Este tempo médio é calculado a partir das datas de submissão e de decisão final quanto à publicação.

 

 

O envio de artigos e a posterior aceitação para publicação implica, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.

 

 

LATITUDE segue princípios de práticas éticas de edição de revistas científicas tais como os contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), e nas diretrizes indicadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

 

 

Periodicidade

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os resultados da investigação científica ao público interessado não apenas favorece seu propósito precípuo que é estimular o debate e a interlocução acadêmica, mas também concorre para uma maior democratização do conhecimento. A LATITUDE não cobra taxas de processamento ou de submissão de artigos.

 

 

Indexadores e base de dados

Google acadêmico AQUI

Resultado de imagem para latindex Latindex

Resultado de imagem para EZB indexadorSumários

Resultado de imagem para EZB indexador Eletronic Journals Library

Sponsors

Ricardo Mayer