As trocas de acusações entre intelectuais na controvérsia pública acerca das cotas raciais.

Autores

  • Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos PUCRJ

Resumo

O artigo discute as acusações de impostura intelectual presentes em alguns dos textos que compõem a alcunhada controvérsia das cotas raciais. Publicados na imprensa brasileira e assinados por cientistas sociais, tais textos servem de base para uma discussão sobre os processos de legitimação da figura do "intelectual público" na nossa sociedade. Tradicionalmente, o “intelectual” é visto como aquele personagem social que tenta converter um prestígio propriamente cultural em autoridade política. Nessa condição de mediador, o intelectual é freqüentemente convertido em alvo de crítica, seja por não se engajar suficientemente na política, seja por se submeter em demasia a ela. Inventariar essas críticas é uma forma de entender melhor os valores morais que norteiam o engajamento político do intelectual na esfera pública brasileira.

Biografia do Autor

Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos, PUCRJ

Possui graduação em Ciência Política pela UnB (2007), mestrado em Sociologia (com ênfase em Antropologia) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e atualmente cursa o doutorado em Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É professor substituto no Departamento de Ciência Política da UFRJ e professor horista do Departamento de Sociologia Política da PUC-RJ. Desenvolveu pesquisas sobre representação política e gênero, intelectuais e cotas raciais e atualmente estuda a controvérsia pública brasileira em torno das ações afirmativas para negros. Tem experiência na área de Ciência Política, Antropologia e Sociologia, com ênfase em ações afirmativas, política e gênero, relações raciais e controvérsias públicas.

Downloads

Publicado

28/12/2010

Como Citar

Carneiro de Campos, L. A. de S. (2010). As trocas de acusações entre intelectuais na controvérsia pública acerca das cotas raciais. Latitude, 2(2). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/158

Edição

Seção

Artigos