Elaboração e validação de uma cartilha educativa sobre a manobra de Heimlich
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308027Resumo
Introdução: A obstrução das vias aéreas por corpo estranho é uma emergência desencadeada por vários fatores, tais como edema, queda da língua, obstrução da epiglote, tecidos danificados ou por algum corpo estranho. A manobra de Heimlich tem como objetivo reverter a asfixia, contudo, a literatura não possui cartilhas validadas para a prevenção destes agravos. Objetivo: Criar e validar uma cartilha educativa sobre a Manobra de Heimlich para estudantes do ensino médio. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três fases: realização da pesquisa bibliográfica sobre a temática, desenvolvimento da cartilha educativa e validação e avaliação do material por juízes. Para o processo de validação utilizou-se a escala Likert. O cálculo para legitimidade teve a aplicação do Índice de Validade de Conteúdo, definido como proposta fundamental no processo de desenvolvimento de novas medidas. Resultados: A cartilha alcançou um índice de validação global de 0,94, considerando-se o valor de concordância aceitável. Conclusão: O material educativo foi considerado uma ferramenta importante para a prevenção de agravos relacionados a obstrução das vias aéreas por engasgo, por meio do ensino da manobra de Heimlich aos estudantes do ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.