Elaboração e validação de uma cartilha educativa sobre a manobra de Heimlich

Autores

  • Thalita de Oliveira Felisbino Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andre Luiz Silva Alvim Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luciane Ribeiro de Faria Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kelli Borges dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roberta Teixeira Prado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fábio da Costa Carbogim Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308027

Resumo

Introdução: A obstrução das vias aéreas por corpo estranho é uma emergência desencadeada por vários fatores, tais como edema, queda da língua, obstrução da epiglote, tecidos danificados ou por algum corpo estranho. A manobra de Heimlich tem como objetivo reverter a asfixia, contudo, a literatura não possui cartilhas validadas para a prevenção destes agravos. Objetivo: Criar e validar uma cartilha educativa sobre a Manobra de Heimlich para estudantes do ensino médio. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três fases: realização da pesquisa bibliográfica sobre a temática, desenvolvimento da cartilha educativa e validação e avaliação do material por juízes. Para o processo de validação utilizou-se a escala Likert. O cálculo para legitimidade teve a aplicação do Índice de Validade de Conteúdo, definido como proposta fundamental no processo de desenvolvimento de novas medidas. Resultados: A cartilha alcançou um índice de validação global de 0,94, considerando-se o valor de concordância aceitável. Conclusão: O material educativo foi considerado uma ferramenta importante para a prevenção de agravos relacionados a obstrução das vias aéreas por engasgo, por meio do ensino da manobra de Heimlich aos estudantes do ensino médio.

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Publicado

2025-03-11

Como Citar

Felisbino, T. de O. ., Alvim, A. L. S., de Faria, L. R., dos Santos, K. B., Prado, R. T., & Carbogim, F. da C. (2025). Elaboração e validação de uma cartilha educativa sobre a manobra de Heimlich. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308027