APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E O AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA

Autori

  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Jeniffer Ferreira-Costa Universidade São Judas Tadeu
  • Thais Silva-Ferreira Universidade São Judas Tadeu
  • Gisele Garcia Zanca UNESP
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308025

Abstract

O autocuidado é um elemento relevante para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Para que ocorra a instrumentalização deste aspecto como fator protetivo, é necessário que seja aprimorado por meio da aprendizagem ao longo da vida. Este estudo objetivou refletir sobre a relação entre os processos de aprendizagem no envelhecimento e o desenvolvimento do autocuidado. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica da literatura científica sobre a temática. O panorama da literatura demonstrou que o processo de aprendizagem na velhice traz em si ganhos ao bem-estar e qualidade de vida, principalmente, quando denotados sentimentos positivos imbricados nesse processo com a autoestima e senso de autoeficácia. As práticas de autocuidado podem ser compreendidas como um conjunto de atividades que perpassam questões sanitárias e comportamentais, mas que sofrem influência de elementos de cunho físico, psicológico e sociocultural, sendo passíveis de intervenções educativas voltadas à informação e instrução para seu desenvolvimento.

Downloads

Biografie autore

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Graduanda em Psicologia, Programa de Iniciação Científica – ProCiência pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Gisele Garcia Zanca, UNESP

Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Fisioterapia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da UNESP, Rio Claro, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Pubblicato

2025-03-06

Come citare

Ogassavara, D., Ferreira-Costa, J., Silva-Ferreira, T., Garcia Zanca, G., & Montiel, J. M. (2025). APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E O AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308025