Resolução de Problemas em tempos do Movimento da Matemática Moderna: um estudo a partir das obras de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Ensino, Saber para Ensinar, Saber a Ensinar, Operações Matemáticas

Resumo

Este texto tem o objetivo de investigar a presença da resolução de problemas em tempos do ideário da Matemática Moderna a partir das produções de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Para a elaboração dessa narrativa histórica, restringiu-se a dois livros de ensino, a saber: Iniciando a Matemática Moderna - vol. 1 e Iniciando a Matemática Moderna - vol. 2. Justifica-se a escolha dessas duas materialidades em virtude de se encontrarem em diálogo com os currículos produzidos pela Secretaria de Educação do Estado da Guanabara. Buscar-se-á responder à seguinte questão: Como a resolução de problemas se faz presente nos livros de ensino: Iniciando a Matemática Moderna vol. 1 e vol. 2? A pesquisa, bibliográfica e documental tem, como referencial teórico-metodológico, a utilização dos seguintes conceitos: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Em linhas de síntese, a partir dos professores Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra, defende-se que a resolução de problemas em tempos do ideário do Movimento da Matemática Moderna foi um saber para ensinar com grande utilização nos conteúdos direcionados para as operações matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. Cálculo mental no ensino primário (1950- 1970): um olhar particular para o Paraná. 2017. 157 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2017.

BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BEZERRA, Manoel Jairo. Guia Metodológico para Caderno MEC Matemática. Fundação Nacional de Material Escolar/ Ministério da Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 1970.

BEZERRA, Manoel Jairo. Didática Especial de Matemática. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1962a.

BEZERRA, Manoel Jairo. O material didático no ensino da matemática. Rio de Janeiro: CADES, 1962b.

BEZERRA, Manoel Jairo; QUINTELLA, Ary. Iniciando a Matemática Moderna - vol. 2. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

BEZERRA, Manoel Jairo; QUINTELLA, Ary; SILVA, Maria Helena. Iniciando a Matemática Moderna - vol. 1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

BÚRIGO, Elisabete Zardo. Modern mathematics in Brazil: the promise of democratic and effective teaching. The International Journal for the History of Mathematics Education, v. 4, n. 1, p. 29-41, 2009.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CONCEIÇÃO, Antônio Robert Chagas. O Cálculo mental para ensinar: uma análise de produções de Maria do Carmo Santos Domite, 1980-1995. 2021. 98 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo.

DE CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2017.

DOMINGUES, Jonathan Machado. Um estudo sobre os saberes para ensinar fração no livro “Iniciando Matemática Moderna – vol. 2”, de Ary Quintella e Manoel Jairo Bezerra. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 10, n. 28, p. 1–22, 2023.

DOMINGUES, Jonathan Machado. Os saberes matemáticos sistematizados por Manoel Jairo Bezerra no acessório de ensino Blocofração, 1950-1970. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.

DOMINGUES, Jonathan Machado.; CORADINI, Carla. Lucienne Félix e a Estrutura Matemática. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 6, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, v. 8, n. 12, p. 22-50, 2013.

VILLELA, Lucia Maria Aversa. GRUEMA: uma contribuição para a história da educação matemática no Brasil. 2009. 223 f. Tese de Doutorado, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

Domingues, J. M. (2023). Resolução de Problemas em tempos do Movimento da Matemática Moderna: um estudo a partir das obras de Manoel Jairo Bezerra e Ary Quintella. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 2(1), e202302. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14831