Aritmética Modular como proposta de ensino de Matemática: uma experiência prática em uma Escola Pública de ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Ensino fundamental, Aritmética Modular

Resumo

O tema Aritmética Modular vem sendo regularmente debatido por diversos educadores e pesquisadores da área de Ensino de Matemática, expondo inúmeras linguagens matemáticas para além do viés aritmético e algébrico, e, vem, transformando a teoria em prática pedagógica por intermédio da construção coletiva de formas de ensino voltadas para as metodologias ativas. Este artigo objetivou apresentar, por meio de uma pesquisa experimental aplicada, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, as contribuições da Aritmética Modular na assimilação das operações fundamentais da matemática. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos 6º anos, turmas  A e B, do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Ribeira do Pombal/BA, totalizando 80 alunos. Verificou-se a relevância da inclusão da Aritmética Modular na Educação Básica, tendo em conta que ela pode ser desenvolvida com alunos do Ensino fundamental, com vistas a auxiliá-los no desenvolvimento do pensamento matemático, particularmente, na resolução de problemas. Espera-se que este trabalho possa auxiliar pesquisadores a implementar outras estratégias metodológicas, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre Aritmética Modular na Educação Básica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Martins Da Silva, Universidade San Carlos

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC); Mestre em Matemática pela Universidade San Carlos (USC); Pós-graduado em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade Finom; Graduado em Matemática pela Universidade Tiradentes (UNIT); Atualmente leciona na área de Matemática na prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal/ BA.

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (CONSUP). Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas, triênio 2020-2023, . É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

Referências

ALVARENGA, Karly B.; ANDRADE, Iris D.; SANTOS, Ricardo de J. Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de caso do agreste sergipano. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.12, p.39-52, 2016.

ANGELO, J. S. O ensino de matemática nos anos iniciais como forma de aquisição de competências básicas necessárias à formação do estudante. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 07, Vol. 01, pp. 84-98. Julho de 2021.

BARBOSA, Joé Hélio Júnior. Congruência modulares: construindo um conceito e as suas aplicações no ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – São Cristovão – SE. 2013.

BRANDT, C. F; MORETTI, M. T. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016, 307p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Avaliação Internacional: Média em Matemática está entre as menores do Pisa. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-notícias> Acesso em mar. /2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório Nacional PISA: resultados brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana/Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 2019.

CAVALHEIRO, Rosemary Borin; DE ALENCAR, Edvonete Souza. O ensino de simetria no Ensino Fundamental: possibilidades para uma proposta investigativa. Revista Diálogos em Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. e202208-e202208, 2022.

DANTAS, T. Matemática: reformas curriculares (PCN’s). Brasil Escola. 2018. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/matematica-reformas-curriculares-pcns.htm. Acesso em 28 de setembro de 2021.

DA SILVA, Robespierre Cocker Gomes et al. O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 151-162, 2020.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

ESQUINCA, J. C. P. Aritmética: códigos de barras e outras aplicações de congruências. Dissertação de mestrado. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) - Instituto de Ciência exatas e tecnologia, Campo Grande- MS. 2013.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

FONSECA, M. C. F. R. Alfabetização Matemática. In: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Apresentação. Alfabetização matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. 2015, p. 27-32.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, Atlas, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a Didática. Goiânia: CEPED/Editora PUC Goiás, 2001.

LOSS, A. S. Anos Iniciais: Metodologia para o Ensino da Matemática. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Appris, 2016.

LOURENÇO, P. J. P. Aplicações da aritmética modular. Dissertação de mestrado. Universidade de Coimbra, Julho, 2011.

OLIVEIRA, D. et al Estudo sobre a BNCC a partir dos pressupostos teóricos da abordagem CTSA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 2, 28 ago. 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. A classe de resíduos do anel Z7 e as sete notas musicais com seus acordes: Um processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e6210615548-e6210615548, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 8, n. 6, p. 14609-01e, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.

PORTUGAL. Ministério da Educação. PISA 2012: Portugal, primeiros resultados. Lisboa, 2013.

ROCHA, Carlos José Tridade da et al. Metodologias ativas de aprendizagem possíveis ao ensino de ciências e matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2020.

SANCHES, M.N. Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs): Uma proposta de intervenção na aprendizagem com o auxílio do Programa Socrative. (Dissertação). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Bahia: UFRB, 2018. 119p.

SANT’ANNA, I.K. A aritmética modular como ferramenta para as séries finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Matemática Pura e Aplicada- IMPA, Rio de Janeiro-RJ, 2013.

SANTOS, M. C; LIMA, P. F. Considerações sobre a Matemática no Ensino Fundamental. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, 2013.

Downloads

Publicado

2023-06-10

Como Citar

Da Silva, L. M. . ., & Pontes, E. A. S. (2023). Aritmética Modular como proposta de ensino de Matemática: uma experiência prática em uma Escola Pública de ensino fundamental. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 2(1), e202304. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/15217