Teoria das Situações Didáticas aplicada ao processo do ensino-aprendizagem das equações: uma abordagem da resolução das equações do 1º grau inserida no contexto das situações didáticas

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Equações, Situação-Didática

Resumo

A presente pesquisa se consubstancia em uma investigação qualitativa realizada no âmbito da sala de aula. A proposta visa investigar como a aplicação da Teoria das Situações Didáticas pode facilitar o ensino de equações polinomiais do 1º grau, de modo que a construção do conceito de equação e o processo de resolução da mesma sejam consolidados sem que necessariamente de início o aluno se defronte com cálculos. Para isso, utilizamos a Teoria das Situações Didáticas, teoria de ensino desenvolvida na França por Brousseau, na década de 70. Essa teoria consiste em um modelo teórico de ensino, estruturado a partir de uma situação didática que, por sua vez, proporciona um meio (milieu) que fornece condições para a aprendizagem do estudante, a partir da construção do conhecimento de forma autônoma. Para a elaboração da pesquisa foi construído um jogo, denominado tabuleiro minado que serviu como objeto de interação dos aprendizes. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que ao atravessarem as fases da teoria (ação, formulação, validação), os estudantes tiveram a oportunidade de resolver várias equações a partir da elucidação de cada desafio imposto pelo jogo, uma vez que cada movimentação das peças correspondia a um passo na resolução das equações. Nessa perspectiva, o processo de resolução das equações e o seu conceito é construído a partir da percepção, intuição e raciocínio dos estudantes sendo viabilizada principalmente pela recorrência dos seus conhecimentos prévios.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Sátiro de Oliveira, L. R., Vieira Alves, F. R. ., & Moreira de Alencar, J. (2023). Teoria das Situações Didáticas aplicada ao processo do ensino-aprendizagem das equações: uma abordagem da resolução das equações do 1º grau inserida no contexto das situações didáticas. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 2(1), e202306. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/15659