Práticas de leitura e a formação de leitores nas aulas de literatura: o exercício da leitura mediadora e vocalizada para a atuação responsiva dos sujeitos

Autores

  • Fransuelly Raimundo Rêgo UFAL
  • Rita Maria Diniz Zozzoli UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.69-82

Resumo

Este artigo buscar analisar como o emprego da leitura mediadora (VYGOTSKY, 2003, GERALDI, 2013) e vocalizada (OLIVEIRA, 2011), enquanto prática docente propiciadora da produção discursiva, pode contribuir para um trabalho de ensino e aprendizagem da Literatura que favoreça, na escola, a formação de alunos leitores e/ou produtores de textos. No campo teórico, a pesquisa que origina este texto embasa-se nas contribuições de Bakhtin (2003, 2010) e Zozzoli (2012, 2016) para refletir sobre a responsividade, visando à formação do sujeito-leitor e as práticas de letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009, ZAPONNE, 2007), e nos estudos do professor-reflexivo (PIMENTA, 2002, 2008; LIBÂNEO; PIMENTA, 1999). Essa investigação se insere no campo de estudos da Linguística Aplicada e adota a abordagem da pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e colaborativa, voltando-se para a construção de atividades da leitura mediadora, em colaboração com uma professora nas aulas de literatura de uma turma do 2º ano do ensino médio numa escola privada maceioense. As análises evidenciam que o emprego da prática da leitura mediadora e vocalizada contribui para a formação dos sujeitos leitores à medida que promove a articulação entre as práticas escolares de letramento literário e a responsividade dos alunos enquanto participantes do diálogo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fransuelly Raimundo Rêgo, UFAL

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) desde o ano de 2013, sendo egressa do Programa de Educação Tutorial, PET Letras da UFAL. Tem interesse por pesquisas na área da Linguística Aplicada sobre o ensino e aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, dando ênfase a temas como o ensino da Literatura, Letramento literário e a Formação de professores.

Rita Maria Diniz Zozzoli, UFAL

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. É líder, desde 1995, do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas", com sede na UFAL; pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle ? Paris 3. Efetuou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. A partir desse período, dedica-se, ainda, à pesquisa sobre a articulação de gêneros discursivos e de suportes em torno de um mesmo tema, numa perspectiva dialógica. Atualmente é professora aposentada e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) como voluntária.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

RÊGO, Fransuelly Raimundo; ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. Práticas de leitura e a formação de leitores nas aulas de literatura: o exercício da leitura mediadora e vocalizada para a atuação responsiva dos sujeitos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 69–82, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.69-82. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11089. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)