Os desafios docentes no ensino de leitura em turmas de 5º anos do Ensino Fundamental

Autores

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Lorrayne Lucas dos Santos Alvarenga Faceli
  • Maria Eduarda Rocha da Silva Faceli

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2021v1n70p2-16

Resumo

 O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades no trabalho com o eixo leitura e escuta na escola nos 5º anos, em uma instituição pública e outra privada de Ensino Fundamental. Para atingir o resultado foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de uma entrevista a docentes com o intuito de comparar quais as dificuldades encontradas no que diz respeito à formação leitora em ambas as instituições pesquisadas. Ao final da pesquisa foi constatado que os desafios que os professores encontram no processo de estímulo à formação leitora são, a destacar: a carência de recursos em acervos, problemas na organização de bibliotecas e ausência de interesse por parte dos alunos devido à falta de incentivo de leitura em casa, sendo que esses problemas são mais aprofundados na escola pública.

Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Atua como professor titular na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), onde ministra conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino de Língua Materna.

Lorrayne Lucas dos Santos Alvarenga, Faceli

Graduada em Pedagogia na Faceli

Maria Eduarda Rocha da Silva, Faceli

Graduada em Pedagogia pela Faceli

Downloads

Publicado

14/07/2021

Como Citar

LEONARDELI, P. B.; ALVARENGA, L. L. dos S.; DA SILVA, M. E. R. Os desafios docentes no ensino de leitura em turmas de 5º anos do Ensino Fundamental. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 70, p. 2–16, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.2021v1n70p2-16. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11124. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos