Percepções de aprendizes sobre a utilização do WhatsApp para o desenvolvimento da produção oral em inglês como L2

Autores

  • Fabio Marques Oliveira Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.59-73

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as percepções dos aprendizes sobre a utilização do WhatsApp como ferramenta de produção oral em inglês como L2. Para tanto, quarenta e seis alunos voluntários de cursos de Informática, Agroindústria e Agropecuária integraram a pesquisa. Os dados foram gerados através da aplicação de um questionário, composto de duas questões em escala Likert e uma questão aberta. Os resultados indicam que os participantes entendem que o uso do WhatsApp beneficiou suas produções orais em L2 e que o instrumento deveria ser adotado nas aulas de Inglês. Foram também expostos pontos positivos e negativos da intervenção pedagógica realizada. Acreditamos que este estudo seja relevante, uma vez que se trata das percepções de alunos sobre o uso da ferramenta WhatsApp, que pode garantir um acesso democrático a tecnologias digitais, contribuindo para uma sociedade mais igualitária.

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Biografia do Autor

Fabio Marques Oliveira Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil(2021). Pós-doc, colaborador,DI- docente interno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Brasil

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

OLIVEIRA NETO, Fabio Marques; WEISSHEIMER, Janaina. Percepções de aprendizes sobre a utilização do WhatsApp para o desenvolvimento da produção oral em inglês como L2. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 59–73, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.59-73. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16268. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos