O realismo machadiano por trás das grades: reflexões realizadas com estudantes privados de liberdade, a partir do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis

Autores

  • Magna Kelly da Silva Sales Calado Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.235-251

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência da leitura e análise reflexiva do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis, que trata, principalmente, do período de escravidão no Brasil e em meio a esse cenário, aborda várias questões da natureza humana, como a luta pela sobrevivência e a ‘coisificação' do homem. Essas reflexões foram realizadas com estudantes em situação de reclusão[1], cujo propósito foi que experimentassem a literatura realista machadiana e fizessem uma analogia com o contexto no qual estão inseridos. Desse modo, serão apresentadas questões relacionadas ao modo como os estudantes “leram” o conto e de que maneira o que se vê nesse texto se vincula a sua condição de pessoa privada de liberdade, trilhando uma ótica empírica, estabelecendo um vínculo com aspectos sociais. As considerações serão apontadas numa articulação com a importância que teve o trabalho para a realidade em foco, intentando que essa literatura traz consigo marcas de ironia, num ímpeto de denúncia do passado humilhante que ainda necessita ser reparado. Características desse contexto são experimentadas no sistema prisional, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) devido não apenas à superlotação, mas marcas da escravidão que é possível verificar no cotidiano. As discussões direcionam para a relevância de leitura do texto literário em espaços de reclusão.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura do texto literário. Educação de Jovens e Adultos. Sistema prisional

 

[1] Estudantes em situação de reclusão, aqui citados, são estudantes que estão privados de liberdade, estudantes do sistema prisional. 

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Biografia do Autor

Magna Kelly da Silva Sales Calado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda em Linguística e Literatura pala Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE (2015), Especialista em Programação do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco - UPE (2007 - 2008), e Graduada em Letras (Habilitação em Língua portuguesa e suas literaturas) pela Universidade de Pernambuco - UPE (2006).

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

DA SILVA SALES CALADO, Magna Kelly. O realismo machadiano por trás das grades: reflexões realizadas com estudantes privados de liberdade, a partir do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 235–251, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.235-251. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16634. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários