O trabalho com a oralidade na aula de Língua Portuguesa um olhar para o ensino médio à luz da BNCC

Autores

  • Mary Hellen Batista Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.72-82

Resumo

Há tempos o ensino de Língua Portuguesa vem ganhando um novo olhar buscando contemplar as mudanças que se estabelecem ao longo dos anos. Nesse cenário, os documentos oficiais têm papel fundamental na busca por metodologias que consigam proporcionar aos estudantes o desenvolvimento das suas habilidades. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, com enfoque na sua modalidade oral. Para tanto, utilizamos como arcabouço teórico alguns estudos, tais como os realizados por Dolz (2010), Bueno (2005), Marcuschi (2001), Kleiman (1995) e Rojo (1998), entre outros que discorrem sobre o ensino de Língua Portuguesa em diversas modalidades. Nosso trabalho, em sua metodologia, busca analisar a Base Nacional Comum Curricular elencando algumas das competências e habilidades que abordam a oralidade, bem como refletir sobre as práticas de ensino utilizadas e as possibilidades de novas metodologias de ensino. Como resultado, apresentamos a percepção dos avanços que são necessários para a implantação da proposta da base nacional com o fito de desenvolver, no aluno, de modo eficiente, as habilidades referentes às práticas de linguagem no que concerne à modalidade oral da língua.

Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. BNCC. Oralidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Hellen Batista Santos, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Letras/Português pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Possui mestrado em Linguística (2012) e doutorado em andamento na linha de Teorias e Análise Linguísticas no Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura na mesma IES.

Referências

BAKHTIN, Mikhail ( Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 3. Ed. , São Paulo: Hucitec, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.

BUENO, L. Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 11, n. 1, jan./jun. 2009

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J-F de; ZAHNA, G. A exposição oral. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed, Campinas, SP: Mercado de

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola”. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995. 294 p. p. 15-61..

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas, SP: Unicamp, 2005. 132 p.

KLEIMAN, Angela B. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. IN: ROJO, Roxane. Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

MARCUSCHI, Luís Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez Editora, 2001 a.

MARCUSCHI, Luís Antonio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco falada”.In: Dionísio, A.& Bezerra, M.A. O livro didático de Português. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001 b.

MONTE MOR, Walkyria Maria. Convergência e Diversidade no Ensino de Língua: Expandindo visões sobre a “diferença”. Polifonia, v.21, n. 29, p. 234-253, jan. / jul.2014.

MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica – uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DPA, 2004.

RAZZINI, M. P. G. O Espelho da Nação: a Antologia Nacional e o ensino de português e de literatura (1838-1971). 2000. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, Roxane. Letramentos escolares: coletânea de textos nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, jul/dez. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/rp/v28n02a07.pdf.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

SANTOS, Mary Hellen Batista. O trabalho com a oralidade na aula de Língua Portuguesa um olhar para o ensino médio à luz da BNCC . Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 72–82, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.72-82. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16699. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos