A instrumentalização da educação pública: uma análise discursiva da propaganda novo ensino médio (2021)

Autores

  • Stefane Katrini Koop Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Maria Cleci Venturini Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.167-181

Resumo

A Análise de Discurso francesa, horizonte teórico a que nos filiamos, busca subsidiar o conhecimento do caráter histórico e discursivo da linguagem, considerando esse campo como de constantes rupturas, levando a diversas reconsiderações no âmago do próprio fazer linguístico. Nessa perspectiva, o sujeito é interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, sendo sempre incompleto e, por consequência, cindido, clivado e descentrado. Dito isso, o presente trabalho aborda como o discurso do neoliberalismo atravessa o Novo Ensino Médio, tendo por materialidade a propaganda de 2021 que o apresenta à população brasileira, visando evidenciar seus não-ditos e de que forma, em sua atualidade, ressoam memórias da educação mercadológica. Considerando o sujeito nascente da modernidade e seus desdobramentos até a compreensão deste enquanto indivíduo no capitalismo burguês, os discursos sobre o que é conhecimento e sua abrangência nas instituições de ensino levam a novas noções do que é educação e trabalho, fortalecendo o que se entende por ideologia burguesa e, por conseguinte, luta de classes, que é mantida e perpetuada pelas políticas liberais e neoliberais que se seguem.

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Biografia do Autor

Stefane Katrini Koop, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Stefane Katrini Koop é graduada em Filosofia (2018) e Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2024) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista (latu sensu) em Políticas Sociais pela Faculdade Unina (2019). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. 

Maria Cleci Venturini, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Maria Cleci Venturini: graduada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa (1980) e em Letras Língua Espanhola e suas Literaturas (1998) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Professora Associada do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Docente do Corpo Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

KOOP, Stefane Katrini; VENTURINI, Maria Cleci. A instrumentalização da educação pública: uma análise discursiva da propaganda novo ensino médio (2021). Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 167–181, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.167-181. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17531. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos