Formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201453.181-207Abstract
Este artigo relata um estudo que
descreve e interpreta o fenômeno da formação
crítico-reflexiva de professores mediada por filmes,
com base na experiência vivida na disciplina
A Escola no cinema: reflexão sobre a prática
pedagógica a partir de filmes. A pesquisa foi
fundamentada teoricamente nos trabalhos de
Dewey, Schön, Freire e Vygotsky, entre outros,
para compreender o papel dos filmes como
signos mediadores no desenvolvimento críticoreflexivo
do professor. Metodologicamente, a
pesquisa se apoiou na Abordagem Hermenêutico-
Fenomenológica (van Manen, 1990). A
interpretação dos textos revela que o fenômeno
em foco se estrutura em torno de quatro
temas: Conceitos, Questionamentos, Buscas e
Transformações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.