Discurso e ideologia: um estudo de caso com dois professores de inglês da escola pública
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201453.209-234Resumo
O presente artigo tem por objetivo
estabelecer a relação entre os conceitos de
discurso e ideologia e demonstrar como a
ideologia se manifesta no discurso de dois
professores de inglês da escola pública. Os
conceitos de discurso e ideologia são examinados
a partir do aporte teórico proposto por Bakhtin e
o Círculo e os dados utilizados neste artigo estão
embasados nas entrevistas com dois professores
de inglês de uma escola pública estadual da
cidade de São Paulo. As ideologias presentes
no discurso dos professores evidenciam a não
realização na profissão. Por meio de seus dizeres,
os professores, mesmo fluentes no idioma, não
escolheram a profissão que exercem e não
acreditam que a escola pública seja o lugar onde
se aprende inglês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que concedo livre e voluntariamente os direitos autorais do artigo que submeti à Revista Leitura, destacandom, ainda, que não pretendo receber pagamento algum pela publicação.