Perfil e atuação profissional dos egressos do curso de bacharelado em turismo da UFMG

Autores

  • Maria das Graças dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danielle Fernandes Costa Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Turismo, Egressos, Empregabilidade, Mercado de trabalho

Resumo

Esse estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os egressos do curso de bacharelado em Turismo da UFMG, cujo objetivo foi analisar a inserção dos egressos no mercado de trabalho em Turismo.  A pesquisa quantitativa foi disponibilizada on line utilizando a ferramenta forms do Google, com amostra probabilística de 166 questionários válidos. Assim, apresenta-se um perfil básico da amostra, passando-se para a análise da percepção dos egressos sobre o curso de graduação e sua situação profissional após a colação de grau. De maneira geral, concluiu-se que os egressos amostrados apresentaram uma boa inserção profissional na área de turismo, destacando-se empregos em cargos operacionais e de chefia (supervisão e gerência). Apesar da remuneração profissional não ser muito alta (maioria dos entrevistados possuir renda pessoal variando entre três a seis salários mínimos), de modo geral, os egressos mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com a atividade profissional exercida.

Biografia do Autor

Maria das Graças dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais

Danielle Fernandes Costa Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda e Doutora  pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA/UEPG).

Downloads

Publicado

07/05/2021