Cartografia de saberes: novas reflexões sobre os caminhos metodológicos do turismo no Círio de Nazaré.

Autores

  • Renato dos Santos Lima Universidade de Caxias dos Sul http://orcid.org/0000-0003-2618-4664
  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias dos Sul

Palavras-chave:

Cartografia de Saberes, Turismo, Caminhos Metodológicos, Círio de Nazaré

Resumo

O presente artigo apresenta a Cartografia de Saberes como um dos caminhos da pesquisa em turismo, envolvendo a festividade religiosa Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém do Pará, que está sendo realizada no Mestrado em Turismo e Hospitalidade, na Universidade de Caxias do Sul. Trata-se de uma produção vinculada ao Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (UCS/CNPq), considerando a perspectiva da estratégia cartográfica, como recurso metodológico. O texto apresenta um desdobramento do artigo ‘reflexões sobre os caminhos metodológicos do Turismo no Círio de Nazaré’, apresentado no 13º Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), como também, os caminhos que foram percorridos, para a construção da dissertação intitulada ‘Turismo, Hospitalidade e Amorosidade: os sujeitos-devotos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará’. Nesse sentido, pode-se afirmar o reconhecimento do caráter complexo e multifacetado do evento a ser analisado, o que indica a necessidade de construção de uma estratégia plural, a partir de múltiplos recursos.

Biografia do Autor

Renato dos Santos Lima, Universidade de Caxias dos Sul

Turismólogo e Mestrando de Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias dos Sul. Integrante do Amorcomtur! Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (CNPq-UCS).

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias dos Sul

Dra em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; Profª e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação Social da UCS; Coordenadora do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese; Editora Associada da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTur); Pesquisadora visitante sênior da Universidade Federal do Amazonas; Pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia; Pesquisadora Ibero-Americana (edital UCS/SANTANDER); Diretora da Pazza Comunicazione. 

Downloads

Publicado

21/09/2017

Edição

Seção

Artigos