QUADROS SEDUTORES NO CAMPO DO TURISMO E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA PELA MÍDIA TURÍSTICA

Autores

  • André Luiz Piva de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

identidade regional, construção da identidade, identidade paraibana, identidade turística.

Resumo

Desenvolvemos o estudo na acepção de que a identidade, como objeto e produto de configurações simbólicas, possíveis em diferentes enunciações representativas, é dependente de formulações discursivas, podendo, assim, surgir em variadas interpretações e reconhecimentos. Logo, determinado grupo social pode ser enunciado e reconhecido em diferentes sentidos, como também de forma fragmentada, com diversos perfis identitários, a exemplo do objeto central das abordagens analíticas do artigo, as projeções discursivo-imagéticas da mídia que constroem o mundo nordestino-paraibano, as quais examinamos de modo a contextualizar suas linguagens, verbais e não verbais, e sentidos, que se notabilizam por um direcionamento promocional e persuasivo. Em nossas análises empregamos os preceitos teóricos e procedimentos metodológicos da análise do discurso.


Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90

Downloads

Publicado

19/05/2012

Edição

Seção

Artigos