Um convite a experiência e diálogo sobre currículo, práticas e formação docente

Autores

  • Adriana Angélica Ferreira Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

experiência, currículo, práticas educativas, formação docente

Referências

ADICHIE, Chimamanda N. Notas sobre o luto. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003. p.15-46.

BENJAMIN, Walter. A origem do drama trágico alemão. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v.1).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2yGJZsb>. Acesso em: 3 novembro de 2021.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia de Bolso, 1991.

______. O barão nas árvores. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GAGNEBIN, Jeanne M. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p.7-19. (Obras escolhidas, v.1).

______. Memória, história, testemunho. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006b. p.49-57.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Coleção Educação: Experiência e Sentido)

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, 2002.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

14/02/2022

Como Citar

Ferreira, A. A. (2022). Um convite a experiência e diálogo sobre currículo, práticas e formação docente. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 26–33. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/contextogeografico/article/view/13229

Edição

Seção

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia