(Re)Invenção e (Re)Existência Docente: o Ensino de Geografia no contexto da pandemia

Autores

  • Ione Rodrigues Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.v7i13.13230

Palavras-chave:

Docente; Ensino; Geografia; Pandemia

Resumo

No século XXI, na transição entre os anos de 2019 e 2020, instituiu-se um marco temporal na história da humanidade em razão da emergência de uma nova cepa de coronavírus. A ameaça que o coronavírus representa, em certa medida tornou a humanidade refém de um inimigo invisível e devastador. Nesse contexto em que todos os setores da sociedade foram afetados, ocorreu o processo de (re)invenção da docência e, na perspectiva em análise da (re)existência do professor para prosseguir ensinando Geografia e outra grafias do cotidiano da vida. Com o objetivo de refletir sobre a docência e o ensino de Geografia no contexto da pandemia, sistematizou-se este ensaio, cujo itinerário discursivo contempla as repercussões no cotidiano, em seus processos e diferentes escalas, enfatizando a tessitura na qual ocorreu a transição do ensino presencial para a educação mediada por tecnologias digitais. Priorizando o enfoque na perspectiva da docência, refletiu-se sobre as repercussões do tempo pandêmico na vida e na lida do professor, que requisitou a imersão em processos formativos e a (re)invenção de sua práxis para ensinar remotamente. Por fim, o percurso reflexivo conduziu a abordagem sobre a (re)invenção e a (re)existência do professor no ofício de ensinar Geografia nesse “novo” tempo, considerando os desafios e as possibilidades delineadas pelo uso das tecnologias digitais.

Referências

ANEC. Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Texto integral da homilia do Papa Francisco. Disponível em: https://anec.org.br/noticias/texto-integral-da-homilia-do-papa-francisco-neste-27-de-marco/. Acesso em: 5 ago 2021.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DANTAS, Eugênia Maria et al. Entre pontos e conexões: o território-rede no Rio Grande do Norte a partir do EAD. MNEME- Revista de Humanidades, v. 13, n. 31, 2012. pp. 1-13. Disponível em: file:///C:/Users/Suporte/Desktop/2123-Texto%20do%20artigo-5975-1-10-20121019.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

DOU. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/media/acesso_informacacao/pdf/PORTARIAN342DE17DEMARODE2020DelegacompetnciaaoSecretrioExecutivo.pdf. Acesso em: 05 ago. 2021.

GARCIA et al. Ensino remoto emergencial: Proposta de design para organização de aulas. Natal: Sedis/UFRN 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29767. Acesso em: 10 ago. 2021.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Competências socioemocionais para contextos de crise. 2020. Disponível em: https://insititutoayrtonsenna.org.br. Acesso em: 10 ago. 2021.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In.: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2010. pp. 133-173.

MEC. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 05 ago. 2021.

MEC. UFRN. Resolução n. 023/2020-CONSEPE, de 01 de junho de 2020. Disponível em: https://www.ufrn.br/resources/documentos/calendarioacademico/periodo_letivo_suplementar_excepcional.pdf. Acesso em: 17 ago.2021.

MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Construindo o ser professor: (geo)grafias da trajetória de vida. Sobral/CE: SertãoCult, 2020.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In.: BACICH, Lilian et al. Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2015. pp. 27-46.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 5 ago. 2021.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 10 ago. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

14/02/2022

Como Citar

Morais, I. R. (2022). (Re)Invenção e (Re)Existência Docente: o Ensino de Geografia no contexto da pandemia. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 01–13. https://doi.org/10.28998/contegeo.v7i13.13230

Edição

Seção

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia