Práticas Geográficas: por um ensino cidadão

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.v7i13.13234

Palavras-chave:

Práticas geográficas, Ensino de Geografia, Formação Cidadã, cidadania

Resumo

Educar para participação cidadã exige que os professores desenvolvam o seu trabalho com a clareza da sua identidade e do seu pertencimento a este mundo agindo como protagonistas, da/na sua própria vida. O ensino cidadão, construído a partir do pensamento geográfico, emerge de uma formação cidadã que se dá através de práticas pedagógicas geográficas e leva em consideração as diversas dimensões que envolvem o próprio conceito de cidadania e suas contradições. Nesse sentido, as práticas educativas poderão ou não possibilitar a formação cidadã, contanto que fique claro o que é ser cidadão e para que serve o exercício da cidadania. Isso porque as instituições educacionais são um campo de possibilidades, de contradições, de fatos e ações não ditas.

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Arquivos adicionais

Publicado

14/02/2022

Como Citar

Silva dos Santos, F. K. (2022). Práticas Geográficas: por um ensino cidadão. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 66–72. https://doi.org/10.28998/contegeo.v7i13.13234

Edição

Seção

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia