Cotidiano e alfabetização: algumas lições sobre negritude

Autores

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ

Resumo

Este artigo discute, a partir dos conceitos de diferença e diversidade, três situações vividas no cotidiano de uma turma de alfabetização onde se expressam as dificuldades de aceitação do outro como legítimo outro. O texto, ao distinguir diferença e diversidade, faz a opção conceitual pela segunda, apontando que este termo pode contribuir para tornar explícito procedimentos de hierarquização cultural - estes produzidos em processos marcadamente históricos e tecidos em meio a jogos de relações de poder. O texto traz ainda a importância da escola como espaço privilegiado de narrativas e diálogos onde a diferença se explicita. A autora não se propõe a apresentar modelos de conduta, mas compartilha as lições aprendidas a partir das situações vividas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores nos cursos de pedagogia e demais licenciaturas, bem como no mestrado em educação. Também atua como docente nas séries iniciais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Tem publicações na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, formação de professores, aprendizagem da leitura e escrita, cotidiano escolar e pesquisa.

Downloads

Publicado

2012-05-27

Como Citar

MORAIS, Jacqueline de Fatima dos Santos. Cotidiano e alfabetização: algumas lições sobre negritude. Debates em Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/155. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos