v. 17 n. 39 (2025)

					Visualizar v. 17 n. 39 (2025)

Revista Debates em Educação | v. 17 n. 39, jan. dez. | Fluxo contínuo

Publicado: 2025-01-17

Expediente

Artigos

  • A mediação entre os saberes populares e os conhecimentos científicos no contexto das Casas Familiares Rurais o papel dos instrumentos pedagógicos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17972
    Elson Silva Sousa, Elmo de Souza Lima
    e17972
  • Precarização do trabalho alienado reflexo da mutação dos aparelhos produtivos no sistema educacional

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18922
    Rafael André de Barros, Edna Cristina do Prado
    e18922
  • Limitações digitais de professoras da educação básica na utilização de uma plataforma digital

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16658
    Fabiane de Oliveira Afonso Alves, Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Márcio André Leal Bauer, Guilherme Lerch Lunardi
    e16658
  • A compreensão de graduandos em pedagogia sobre a relação entre plágio e inteligência artificial para escrita de textos acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17526
    Bruna de Oliveira Passos Vital, Carlos Lopes
    e17526
  • Percepção de professores e servidores da rede estadual de ensino sobre o atendimento multiprofissional em saúde mental os benefícios da telessaúde

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17599
    Carla Luiza da Silva, Daniela Frizon Alfieri, Dannyelle Cristina da Silva, Cristiano Massao Tashima
    e17599
  • Faz parte da Pedagogia? Direito à cidade, infâncias e formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18453
    Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito
    e18453
  • A equidade existe na matemática? A inclusão de um estudante com TEA

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275
    José Jorge de Sousa, Silvanio de Andrade
    e17275
  • Trajetórias docentes múltiplas vozes em um acervo de história pública

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17550
    Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto, Everardo Paiva de Andrade
    e17550
  • Permanências ou Continuidades? Os sentidos de Pedagogia nas Políticas Públicas Educacionais

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18172
    Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
    e18172
  • A licenciatura em Pedagogia no Brasil fontes documentais e indicadores

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16888
    Vâner Lima Silva, Angela Maria Martins
    e16888
  • Problema de modelagem e problema de palavras proposição feita por alunos do Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17538
    Karina Alessandra Pessoa da Silva, Emerson Tortola, Tatiane Cristine Pessoa
    e17538
  • A formação docente para as experiências com a ciência e a tecnologia na Educação Infantil em tempos pós-modernos uma revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17883
    Marta Silva Lima Mondini, Silvio Antonio Rodrigues Martins Jr, Nestor Cortez Saavedra Filho
    e17883
  • Egressos dos Cursos de Licenciatura em Matemática o que dizem pesquisas recentes sobre suas escolhas profissionais e acadêmicas?

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18683
    Saulo Macedo de Oliveira, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
    e18683
  • Ensino médio integrado à educação profissional análise e contextualização sociopolítica (2014 a 2022)

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17570
    André Benheker Bernardes, Ana Sara Castaman
    e17570
  • As Contribuições do Pensamento Computacional na Educação Básica a Tecnologia como Ferramenta na Sala de Aula

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18396
    Lidiane Caroline Sales Macedo, Fábio José da Costa Alves
    e18396
  • Pesquisa-ação, memória e oralidade perspectivas para o ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe16889
    Joelton Rezende Gomes, Jussara Santos Pimenta
    e16889
  • Educação das infâncias as possibilidades da Teoria do “Brincar e ‘Se-movimentar’”

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17542
    Heloisa Elesbão, Sueli Salva
    e17542

Entrevistas

  • Pedagogias críticas e educação para hoje entrevista com Peter Mclaren

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19209
    Luis Bonilla-Molina, Allisson Goes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e19209

Resenhas

  • Do mar do Caribe à beira do Madeira historiografia, cultura e imigração

    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17280
    Diana da Silva Ribeiro, Eulina Maria Leite Nogueira
    e17280