Docência iniciante, alteridade e Educação em Direitos Humanos

desafios para a prática pedagógica inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18941

Palavras-chave:

Docência iniciante, Prática pedagógica, Alteridade

Resumo

As reflexões que ora se apresentam lançam o olhar para a docência iniciante, a inclusão e a alteridade. As mudanças de processos produtivos e comunicacionais nas relações sociais e de trabalho configuram um cenário transitório no qual a formação humana e a prática pedagógica vivenciam obstáculos frente às demandas da contemporaneidade. Este estudo objetiva refletir sobre os desafios das práticas pedagógicas de professoras iniciantes, considerando o exercício ético da alteridade na escola contemporânea para uma Educação em Direitos Humanos. Assenta-se na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, com revisão de literatura do tipo narrativa e dados empíricos produzidos a partir da aplicação de questionário online, pelo Google Forms, com nove professoras iniciantes. A análise e a interpretação dos dados seguem os pressupostos da Análise de Conteúdo e da interpretação Hermenêutica-Dialética. Os principais achados evidenciam que educar para a alteridade e para o respeito à diversidade requer valorizar a subjetividade e combater todas as formas de preconceito e discriminação.

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Biografia do Autor

Zilda Tizziana Santos Araújo, UESPI

Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestra em
Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2019). Licenciada em Pedagogia pela UESPI
(2004). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional com habilitação em Docência
Superior (UESPI, 2007). Áreas e temáticas de interesse: formação de professores, tecnologias
digitais da informação e comunicação (TDICs), desenvolvimento profissional, aprendizagem e
docência, práticas pedagógicas e inclusão escolar. Membro do Núcleo Interdisciplinar

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Coimbra (2023). Doutora pela
Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED (2007). Mestra em Educação pela
Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2000). Professora Titular da UFPI, integrante do
corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI,
bolsista Produtividade PQDT/UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis
Educativa (EPEduc) e Lider do NIPEEPP/CNPq.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

ARAÚJO, Zilda Tizziana Santos; FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva. Docência iniciante, alteridade e Educação em Direitos Humanos: desafios para a prática pedagógica inclusiva. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e18941, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18941. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18941. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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