Docência iniciante, alteridade e Educação em Direitos Humanos
desafios para a prática pedagógica inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe18941Palavras-chave:
Docência iniciante, Prática pedagógica, AlteridadeResumo
As reflexões que ora se apresentam lançam o olhar para a docência iniciante, a inclusão e a alteridade. As mudanças de processos produtivos e comunicacionais nas relações sociais e de trabalho configuram um cenário transitório no qual a formação humana e a prática pedagógica vivenciam obstáculos frente às demandas da contemporaneidade. Este estudo objetiva refletir sobre os desafios das práticas pedagógicas de professoras iniciantes, considerando o exercício ético da alteridade na escola contemporânea para uma Educação em Direitos Humanos. Assenta-se na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, com revisão de literatura do tipo narrativa e dados empíricos produzidos a partir da aplicação de questionário online, pelo Google Forms, com nove professoras iniciantes. A análise e a interpretação dos dados seguem os pressupostos da Análise de Conteúdo e da interpretação Hermenêutica-Dialética. Os principais achados evidenciam que educar para a alteridade e para o respeito à diversidade requer valorizar a subjetividade e combater todas as formas de preconceito e discriminação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Z. T. S. Aprendizagem da Docência: um estudo com professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação Professor Mariano da Silva Neto, Universidade Federal do Piauí,Teresina, 2019.
ARAÚJO, Z. T. S.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Formação de professores a distância e início de carreira: significando as aprendizagens da docência. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 59-66, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12319. Acesso em: 05 fev. 2024.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. Tradução: Roneide Venâncio. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CAVALCANTI, Á. L. L. A. Conectando saberes no curso de Pedagogia do CEAD/UFPI: um estudo netnometodológico no ambiente virtual de aprendizagem SIGAA. 2020. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.
CEREJEIRA, T. de L. T.; ALVES, J. F. Educação, Alteridade e Audiodescrição: perspectivas dialógicas do olhar sobre a diversidade na prática pedagógica. Revista Linguagem em Foco, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 66-78, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10668/9307. Acesso em: 20 abr. 2024.
FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Brasileira de Estudos Pedagógicos (on-line), [S. l.], v. 97, n. 247, p. 534–551, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 01 maio. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HABERMAS, J. Racionalidade e comunicação. Tradução: Paulo Rodrigues. 18 ed. Lisboa: Edições 70, 2002.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.
KURLE, A. B. A constituição da subjetividade e da alteridade: desejo e piedade em Jean-Jacques Rousseau. Revista Kínesis, [S. l.], v. 3, n. 05, p. 68–81, 2011. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4393. Acesso em: 01 maio. 2024.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LÉVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre alteridade. Tradução: Pergentino Pivatto. 5 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.
LIMA, R. B. de.; BONIFÁCIO, M. I. G. C.; OLIVEIRA, A. D. de; ARARIPE, T. S.; CARMO, V. N. de O.; BASTOS, R. M.; OLIVEIRA, L. V. de. Desafios na sala de aula: as histórias dos antepassados como aporte à construção de alteridade e empatia. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 699–710, 2020. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2305. Acesso em: 01 maio. 2024.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Tradução: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 11– 49, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 11 maio. 2024.
MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução: Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: https://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf. Acesso em: 11 maio. 2024.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2001.
MONTEIRO, S. da S. Diferenças, alteridade e construção de valores inclusivos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 87–103, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.7028. Acesso em: 7 maio. 2024.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B de S.; MENESES, M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 73-118.
SANCHIS, P. Antropologia e educação: tecendo diálogos. In: DAYRELL, J. (org.), Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996, p. 23-38.
SILVA, C. T. R.; BANDEIRA, J. A. R.; MENEZES, A. B. N. T. Educação para uma cultura de direitos humanos: compartilhamento intersubjetivo de valores. Educação em Revista, [S. l.], v. 40, n. 40, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35867. Acesso em: 7 dez. 2024.
TORINI, D. Questionários on-line. In: ADBAL, A.; OLIVEIRA, M. C. V.; GHEZZI, D. R.; SANTOS JUNIOR, J. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: Sesc e CEBRAP, 2016. E-book. Disponível em: https://bibliotecavirtual.cebrap.org.br/arquivos/2017_E-BOOK%20Sesc-Cebrap_%20Metodos%20e%20tecnicas%20em%20CS%20-%20Bloco%20Quantitativo.pdf
Acesso em: 5 abr. 2025.
VASQUES, C. K; RAHME, M. M. F. Considerações sobre alteridade, educação e deficiência. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384. Acesso em: 15 jul. 2024.
XIBERRAS, M. As teorias da exclusão: para uma construção do imaginário do desvio. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Debates em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).