Professores iniciantes na Educação Superior

em foco, a Licenciatura em Química das universidades estaduais cearenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19005

Palavras-chave:

Docência universitária, Formadores de professores, Professores de Química

Resumo

Este estudo analisou os processos de inserção e indução profissional de professores iniciantes nos cursos de Licenciatura em Química das universidades estaduais cearenses. Foi realizado um estudo de caso, considerando a trajetória de três professores iniciantes, dentro de um universo de sete que atendiam aos critérios de participação. Identificou-se que a formação acadêmica desses professores priorizou habilidades científicas em detrimento do ensino, e que ações institucionais, como mentorias e cursos de pedagogia universitária aos quais foram inseridos, contribuíram para a inserção na docência universitária, mas com limitações.

Downloads

Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor colaborador dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (MPEC-UFOP) e Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (MPECM-UFV). Doutor em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC), Licenciado em Quí­mica (IFCE) e Pedagogia (UNINTER). 

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Mestre em Educação pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em coordenação pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Professora Adjunta do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, no campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), e pesquisadora, compondo o Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (UECE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa (Auto)biográfica (GEPAS), desenvolvendo investigações na área de Ensino de Ciências e Química, com interesse nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; estágio supervisionado e narrativas (auto)biográficas. Possui experiência de mais de 10 anos na Educação Básica, atuando como professora de Ciências no Ensino Fundamental e de Química no Ensino Médio, além de ter exercido a função de coordenadora pedagógica nesse âmbito escolar.

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Química na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Formação e Prática Pedagógica de Professores no Ensino de Química FORPEQ. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN, UFERSA e IFRN. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Ensino de Ciência e Matemática - IFCE - Campus Fortaleza. Possui pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Licenciatura em Química - IFCE - Campus Quixadá. Membro do grupo de pesquisa Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO - UFRPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Docente (GEFOR) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. Atuou como professor Substituto no curso de Licenciatura em Pedagogia no Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou com Tutor Presencial do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vinculada a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atuou como professor de Química na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC - CE). Pesquisa na área de Ensino de Química com foco na Formação de Professores, Didática, Docência no Ensino Superior, Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores Reflexivos e Artista-reflexivo.

Referências

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108/97. Acesso em: 19 dez. 2024.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. 51-54, 1984. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/528.pdf. Acesso em: 15 dez. 2024.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.301, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf. Acesso em: 18 dez. 2024.

CORRÊA, Guilherme Torres; RIBEIRO, Victoria Maria Brant. A formação pedagógica no Ensino Superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 319-334, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fKHpmcmQS3yTtkMFkCzyBzq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 dez. 2024.

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, e4149114, 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: 03 nov. 2024.

CUNHA, Maria Isabel da. A Educação Superior e o campo da pedagogia universitária: legitimidades e desafios. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. p. 59-81.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/29725/16841. Acesso em: 20 dez. 2024.

CUNHA, Maria Isabel da; LEITE, Denise Maria da Silva. Docência no ensino superior: desafios contemporâneos. Campinas: Papirus, 2018.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2013.

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 11-49, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17/15. Acesso em: 15 nov. 2024.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

LIRA, Priscila; ANTUNES, Ettore Paredes. A biografia científica de João Manso Pereira e a contribuição africana e afro-brasileira para o desenvolvimento da Química no Brasil. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 27, n. esp., p. 193-208, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/64514/43948. Acesso em: 18 dez. 2024.

MACIEL, Maria José Camelo et al. Pedagogia Universitária: o exercício da docência no ensino superior e os novos docentes da UECE. In: MACIEL, Maria José Camelo et al. (org.). Pedagogia universitária: o exercício da docência e os novos docentes da UECE. Fortaleza: EdUECE, 2024. p. 16-33.

MAINARDES, Jefferson; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Declaração de princípios e procedimentos éticos na pesquisa em educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 205-211.

MELO, Geovana Ferreira. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a docência. Curitiba: CRV, 2018.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Aprender a ser mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 113-133, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/mizukami-reali.pdf. Acesso em: 20 dez. 2024.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PENA, Graziele Borges de Oliveira; CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. A ‘emergência’ das pesquisas sobre o início da carreira docente em Química. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. esp2, p. 103-127, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13048/9223. Acesso em: 18 nov. 2024.

PEREIRA, Letícia dos Santos. José Custódio da Silva (1897-1933): a trajetória de um químico negro e suas contribuições para a química brasileira no início do século XX. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 198-216, 2023. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/839/663. Acesso em: 18 dez. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SHULMAN, Lee. Just in case: reflections on learning from experience. In: COLBERT, Joel; TRIMBLE, Kimberly; DESBERG, Peter (org.). The case for education: contemporany approaches for using case methods. Boston: Allyn & Bacon, 1996. p. 197-217.

SILVA, Vera Lúcia Reis da. Docentes universitários em construção: narrativas de professores iniciantes de uma universidade pública no contexto de sua interiorização no sul do Amazonas. 2015. Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; GOMES, Suzana dos Santos. Químicos bacharéis que formam professores na Licenciatura em Química: saberes, práticas e concepções docentes. Revista Cocar, Belém, v. 18, n. 36, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6389/2790. Acesso em: 10 dez. 2024.

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da. Histórias de vida e desenvolvimento profissional docente de formadores na Licenciatura em Química: feitos, lutas e perspectivas no contexto das reformas educacionais. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

SUGIMOTO, Luiz. Em memória de Oswaldo Luiz Alves, que deu negritude à ciência brasileira. Unicamp, Campinas, 10 ago. 2021. Disponível em: https://unicamp.br/unicamp/noticias/2021/08/10/em-memoria-de-oswaldo-luiz-alves-que-deu-negritude-ciencia-brasileira/. Acesso em: 18 dez. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VAILLANT, Denise; GARCIA, Carlos Marcelo. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; LEITE, Luciana Rodrigues; SANTOS NETO, Manuel Bandeira dos. Professores iniciantes na Educação Superior: em foco, a Licenciatura em Química das universidades estaduais cearenses. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19005, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19005. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19005. Acesso em: 28 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.