v. 16 n. 38 (2024)

Revista Debates em Educação | v. 16, n. 38 

Publicado: 2024-01-22

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

  • Apresentação - Dossiê Avaliação na e da Educação Superior Tópicos sobre Inclusão e Acessibilidade

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e17427
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17427
  • Indicadores de inclusión y políticas institucionales en una Universidad Pública brasileña

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e16880
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16880
  • Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior pesquisa documental

    Adriana Martins de Oliveira, Andrea Perosa Saigh Jurdi, Maria da Conceição dos Santos
    e16830
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16830
  • Política universitaria de discapacidad y accesibilidad desde un enfoque interseccional y transversal

    Marcela Mendez, Juliana Cabeza, Gladys Martínez
    e16912
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16912
  • Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior um olhar sistêmico e complexo

    Viviane Spadaro Di Gesú, Roberto Gimenez, Rafael Lima Medeiros Ferreira
    e16914
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914
  • Inclusão no Ensino Superior o comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB

    Ana Cristina Silva Daxenberger, Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, Nielson Firmino de Oliveira
    e16832
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16832
  • Análise das políticas de acessibilidade segundo o PDI de uma universidade estadual pública brasileira

    Débora Chiararia de Oliveira, Ana Paula Camilo Ciantelli
    e16915
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16915
  • Pedagogía inclusiva y evaluación de los aprendizajes, una relación compleja

    Judith Perez Castro
    e16835
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16835
  • Trajetórias e ações educacionais em universidades públicas do Norte brasileiro discutindo a inclusão de estudantes com deficiência

    Laura Ceretta Moreira, Joseane de Lima Martins, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    e16899
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16899

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

  • Apresentação - Dossiê Formação de professores que ensinam Matemática contextos e práticas

    Carloney Alves Oliveira, Edvonete Souza de Alencar
    e17168
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17168
  • Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal Brazil and Portugal

    Carloney Alves de Oliveira, Sónia Matilde Pinto Correia Martins
    e16652
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652
  • CHATGPT, Metaverso, Web3 e outras tecnologias desafios à educação do futuro

    Renato Ribeiro Guimarães, Vilmar Malacarne, Fábio Lopes Alves
    e16114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16114
  • Escape Room no ensino das funções uma experiência de gamificação

    Luis Fabián Gutiérrez-Fallas
    e16081
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16081
  • Youtube tessituras que perfazem a formação docente

    Filipe Antônio Araújo Moura, Andrea Karla Ferreira Nunes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e16003
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16003
  • Proposta para o ensino de Geometria sólidos no Geogebra

    Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
    e15862
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862
  • El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en un libro para profesores de educación infantil

    Ana Paula Bolsan Sagrilo Silveira, Edvonete Souza de Alencar, Danilo Diaz-Levicoy
    e16047
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16047
  • O formador de professores em contextos de formação continuada em modelagem na educação matemática

    Adan Santos Martens, Tiago Emanuel Klüber
    e16027
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16027
  • Conhecimento interpretativo de futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ao atribuírem significado a produções de alunos no contexto de abordagens alternativas ao algoritmo típico da subtração

    Miguel Ribeiro
    e16020
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16020
  • Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias

    Camila Benites Bieleski Moré, Renata Viviane Raffa Rodrigues
    e15996
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996
  • Formadores de profesores de Matemáticas contextos y prácticas

    Leticia Sosa Guerrero, Wendy Jhoana Jiménez Ávila
    e15961
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15961
  • Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental

    Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
    e15950
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15950
  • Education and (self)formation in revisiting educational memories an autobiographical journey from the experiences of a brazilian student (1985-1998)

    José Cicero Pinto dos Santos, Margarida Louro Felgueiras, Elisabete Ferreira
    e16055
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16055
  • Monitoramento e avaliação da educação em Itapetininga/SP entre diretrizes e resultados

    Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Daniele Xavier Ferreira Giordano, Paulo Gomes Lima
    e16011
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16011
  • O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

    José Elyton Batista dos Santos, Mário Jorge Oliveira Silva, Marilene Batista da Cruz Nascimento
    e16010
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010
  • Iniciação Científica e Formação Docente conhecimentos matemáticos manifestados em contexto colaborativo

    Gabriel Linhares de Sousa, Marcilia Chagas Barreto
    e15980
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15980
  • A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica

    Anderson Lima de Araújo, Raquel Alves Sobrinho
    e15968
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968
  • Ações formativas em uma disciplina de prática de ensino de Matemática

    André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira
    e15949
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15949
  • Toma de decisiones del profesorado al enseñar estadística y probabilidad

    Teresa Carrasco, Eugenio Chandia, Claudia Vásquez
    e15810
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15810

Artigos

  • A leitura da língua portuguesa como L2 por surdos ressignificando o discurso da “dificuldade”

    Aline Olin Goulart Darde, Ana Paula Santana
    e16092
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16092
  • “Deu um up no meu ensino” processos formativos na autoeficácia de docentes universitários no pós-pandemia

    Caren Rossi, Valesca Irala
    e16873
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16873
  • Aprender pela pesquisa e o ensino de Química

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    e16016
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16016
  • Mulheres nas ciências da natureza desafios na construção de carreira científica

    Evelym Chaves Meireles, Carmem Lucia Artioli Rolim
    e16533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533
  • E-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de Educação

    Júlio Cesar Correia da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    e16216
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216
  • Família e escola ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual

    Rozeli de Farias, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
    e15931
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931
  • Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Verónica Violant Holz
    e15954
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954
  • Desenhos e experiências de políticas de responsabilização escolar no Brasil

    Luisa Xavier de Oliveira, Anderson Gonçalves Costa, Wirla Risany Lima Carvalho
    e16037
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16037
  • O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica

    João Francisco Lopes de Lima, Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho
    e16165
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16165
  • Análise das iniciativas em Educação Ambiental em escolas no oeste do Paraná

    Maria Victoria Castanha Bedin, Valéria Iared
    e14905
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14905
  • Representações Sociais da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização de estudantes de Ensino Médio

    Laeda Bezerra Machado
    e15827
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15827
  • Religião, contexto, sagrado e pertencimento povo indígena Xukuru-Kariri

    Marcondes Silva da Rocha, José Bezerra
    e15876
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876
  • Enfoque regional da educação em solos em Santa Catarina

    Schayanne Matos Henrique, Letícia Sequinatto-Rossi, Gustavo Eduardo Pereira
    e15793
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15793
  • Violência simbólica a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação

    Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante, Luciano Bairros da Silva, Sonia Maria Soares Ferreira, Lupicinio Íñiguez-Rueda
    e15195
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195
  • Educação Indígena o que se tem pesquisado?

    Arliene Stephanie Menezes Pereira, Karla Angélica Silva do Nascimento, Maria Aparecida Alves da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho
    e15850
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15850
  • Autoridade docente e indisciplina na escola a voz dos professores

    Suele Aparecida Leite de Sousa, Maria do Horto Salles Tiellet
    e14298
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298
  • DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas

    Elaine Alves Leite, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
    e15868
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868
  • Políticas de formação (im)postas no Brasil uma discussão a partir de narrativas docentes

    Renata Helena Pin Pucci, Thaigo Antunes-Souza, Luciana Haddad Ferreira
    e15211
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15211
  • A EJA e os ideais das CONFINTEAS

    Paulo Henrique Freire Bourdette Ferreira , Janaína Silva de Souza, Ruth Maria Mariani Braz
    e15857
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857

Resenhas

  • Pesquisa em política educacional perspectivas metodológicas

    Diego Bechi, Ana Luiza Fochesatto
    e16485
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485