Pesquisa em política educacional

perspectivas metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485

Palavras-chave:

Pesquisa, Políticas educacionais, Perspectivas metodológicas

Resumo

A obra tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do campo acadêmico da política educacional, compartilhando leituras e orientações a respeito das dimensões teórico-metodológicas consideradas, pela literatura, como basilares para a realização das pesquisas em educação. Para tanto, explora-se a importância do pesquisador ter clareza em relação ao referencial teórico, ao método e à caracterização das pesquisas quanto à natureza, ao problema, aos objetivos e aos procedimentos técnicos na produção acadêmica em política educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Linha de Políticas Educacionais). Possui graduação em Filosofia, especialização em Metodologia para o Ensino da Filosofia (2009) e mestrado em educação (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) (Linha de Políticas Educacionais). Tem direcionado seus estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, priorizando os seguintes temas: estado, reformas educacionais, políticas públicas, políticas da educação básica e superior no Brasil e na América Latina, financiamento da educação superior, formação de professores, precarização e intensificação do trabalho docente e formação para a cidadania democrática. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES – UPF) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GIEPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/SUL). É membro do conselho editorial “As dimensões da formação humana” da editora Mercado de Letras e atua como coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS.

Ana Luiza Fochesatto, Universidade de Passo Fundo (UPF) - Instituto da Saúde

Estudante do sexto semestre de psicologia. No momento faz parte da Liga Acadêmica de Psicologia Social e da Saúde - LAPSS, da Universidade de Passo Fundo, e da Liga de Saúde Mental - LISAM, do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, atuando como presidente. Também, é bolsista FAPERGS no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior na Universidade de Passo Fundo (GEPES/UPF). Além disso, atua como voluntária do projeto de extensão Indivíduos e Famílias em Transformação - InFAT, na área de orientação de pais.

Referências

FÁVERO, Altair. A.; TONIETO, Carina; BUKOWSKI, Chaiane; CENTENARO, Junior, B. (Orgs.). Pesquisa em política educacional: perspectivas metodológicas. Porto Alegre: Livrologia, 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Como Citar

BECHI, Diego; FOCHESATTO, Ana Luiza. Pesquisa em política educacional: perspectivas metodológicas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16485, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16485. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.