v. 14 (2022): Numero Especial

					Visualizar v. 14 (2022): Numero Especial

Revista Debates em Educação | v. 14, Número Especial (2022)

Dossiê “Educação Infantil e currículo(s): cultura(s), docência e formação em debate (volume 2)"

Publicado: 10/06/2022

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Inalda Maria dos Santos
    i-iii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEsppi-iii
  • Apresentação - Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" (volume 2)

    Cleriston Izidro dos Anjos, Rodrigo Saballa de Carvalho
    iv-xviii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xviii

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

  • “Cadê a criança negra que estava aqui?” da visibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC

    Ellen de Lima Souza, Alexandre Filordi de Carvalho
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp1-25
  • Entre o “dito” e o “não-dito” uma análise crítica da BNCC e do RCA para a educação infantil na rede de educação do Amazonas

    Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Célia Aparecida Bettiol
    26-43
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp26-43
  • Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil : retomando proposições e ampliando o debate

    Juliana Xavier Moimás, Luciana Aparecida de Araujo, Cleriston Izidro dos Anjos
    44-63
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp44-63
  • O Currículo da Educação Infantil no Brasil e na Aotearoa Nova Zelândia reflexões a partir de documentos oficiais

    Gabriela Medeiros Nogueira, Andrea Delaune, Mônica Maciel Vahl
    64-85
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp64-85
  • As políticas curriculares BNCC e BNC - formação no contexto da educação infantil reflexos para a educação das relações étnico-raciais

    Joedson Brito dos Santos, Emilia Peixoto Vieira, Tarcia Regina Silva
    86-108
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp86-108
  • Currículo da educação infantil no contexto da pandemia problematizando concepções e relações

    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Ana Luisa Nogueira de Amorim, Maria Betania Barbosa da Silva Lima
    109-126
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp109-126
  • Políticas de formação e políticas curriculares para a educação infantil perspectivas em disputas

    Angela Scalabrin Coutinho, Valdete Côco
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp127-148
  • Ousadia na produção curricular de uma rede de educação infantil singularidades borram campos e quadros

    Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino, Sandra Cristina Ferreira de Sousa
    149-175
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp149-175
  • Fabulações curriculares tessituras entre decolonialidades e a infância como lugar de infinitos

    Olivia Pires Coelho, Fabiana Oliveira Canavieira
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp176-189
  • A alunização da infância o indelével contributo da formação inicial de educadoras/es em Portugal

    Elisabete Xavier Gomes, Ana Teresa Brito
    190-216
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp190-216
  • Educación inicial el curriculum como expresión de lo común

    Daniel Brailovsky, Liliana Labarta, Mónica Descalzo
    217-233
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp217-233
  • O que é específico na educação da primeiríssima infância? pistas de um caminho formativo a ser (re)construído

    Sílvia Adriana Rodrigues, Erika Natacha Fernandes de Andrade , Dulcinéia Beirigo de Souza
    234-256
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp234-256
  • Sentidos atribuídos pela coordenação pedagógica ao currículo da educação infantil

    Fabiana Pinheiro Barroso, Sandro Vinicius Sales dos Santos
    257-282
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp257-282
  • Entre o proposto e o vivido diálogos sobre o currículo e os vícios pedagógicos na educação infantil

    Monique Aparecida Voltarelli, Isabela Signorelli Fernandes, Jennifer Lupis
    283-311
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp283-311
  • A complexidade do “como fazer” na educação infantil implicações para a formação docente na perspectiva da artesania

    Maria Carmen Silveira Barbosa, Carolina Gobbato
    312-331
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp312-331
  • Formação e profissionalização de professores(as) da educação infantil

    Rejane Maria de Araújo Lira, Adelaide Alves Dias
    332-352
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp332-352
  • Educação infantil, gênero e sexualidade uma análise de documentos curriculares de formação inicial em pedagogia

    Karine Zimmer, Márcia Buss-Simão
    353-374
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp353-374
  • “Vem, pessoal, descobrir novos horizontes” as vivências de um currículo da educação infantil

    Luiza de Paula Cortezzi, Vanessa Ferraz Almeida Neves, Shirlei Rezende Sales
    375-399
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp375-399
  • Literatura e docência com bebês e crianças pequenas lendo e amando como infância

    Sandra Regina Simonis Richter, Inara Moraes dos Santos
    400-420
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp400-420
  • Diálogo entre currículo e territórios das crianças Ribeirinhas

    Zilda Glaucia Elias Franco, Branca Jurema Ponce
    421-444
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp421-444
  • Pelo fio do nome as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos

    Catarina Moro, Gizele de Souza, Etienne Baldez Louzada Barbosa, Franciele Ferreira França
    445-467
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467
  • Educação e relações étnico-raciais para e com bebês e crianças pequenas

    Lucimar Rosa Dias, Maria Clareth Gonçalves Reis, Flávia de Jesus Damião
    468-491
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp468-491
  • Educação das relações étnico-raciais na formação docente o curso de pedagogia da UFC em foco

    Bárbara Rainara Maia Silva, Silvia Helena Vieira Cruz
    492-516
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp492-516
  • Histórias de aprendizagem e cotidiano a narratividade compondo o currículo na/para a educação infantil

    Sariane da Silva Pecoits, Claines Kremer, Queila Almeida Vasconcelos
    517-533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp517-533
  • O brincar livre em contexto de pandemia gestos para pensar o currículo da Educação Infantil

    Cristiana Callai, Marta Nidia Varella Gomes Maia, Andrea Serpa
    534-545
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp534-545

Artigos

  • Crianças como propositoras de experiências educativas na educação infantil diálogo com a perspectiva de John Dewey

    Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Leonardo Rolim Severo, Maria Eulina Pessoa de Carvalho
    546-559
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp546-559
  • Estado, sistema educativo e gestão escolar em Moçambique

    Camila Ferreira da Silva, Sebastião Juvêncio Rumbane
    560-582
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp560-582
  • As concepções de formação continuada do plano municipal de educação de Criciúma

    Gislene dos Santos Sala, Morgana Bada Caldas, Ricardo Luiz de Bittencourt
    583-604
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp583-604
  • A afetividade no processo de ensino-aprendizagem contributos da teoria de Henri Wallon

    Dineuza Neves da Silva, Luciete Bastos
    605-620
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp605-620
  • A participação dos pais no cotidiano dos cursos integrados do IFSC sob a ótica da coordenadoria pedagógica

    Vitor Gomes da Silva, Roberta Pasqualli
    621-637
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp621-637
  • Educação escolar indígena em Pernambuco novos paradigmas para uma educação escolar outra

    Natally Araujo da Silva Galindo, Sandro Guimarães de Salles
    638-657
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp638-657
  • Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul

    Mary Ane de Souza, Paulo Vitor Ferreira Gonçalves , Marsiel Pacífico
    658-679
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp658-679
  • Saia da sala de aula! a importância de estratégias docentes transcendentes

    Daniel Delgado Queissada
    680-695
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp680-695

Resenhas

  • A reforma empresarial da educação um retrocesso na educação brasileira

    Mara Rubia Santos Souza, Valéria Asnis
    696-701
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp696-701