“Cadê a criança negra que estava aqui?”

da visibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp1-25

Palavras-chave:

Criança negra, Racismo, BNCC, Educação

Resumo

O objetivo do artigo é o de questionar a ausência enfática na BNCC de temas voltados para a educação racial na primeira infância, ou seja, para crianças negras entre 0 a 5 anos e 11 meses de idade. Ao mesmo tempo, problematiza-se a necessidade de se lutar por um currículo que, mormente desde a educação infantil, conceba lugares e experiências políticas, históricas, sociais e emocionais para uma infância negra, visando a pluralidade humana, condição precípua para toda democracia e combate a toda desigualdade social. A hipótese interpretativa sustenta que a BNCC, a partir dessa opção política cúmplice com o racismo sistêmico, agencia ênfases curriculares condizentes com a manutenção dos valores do patriarcado brasileiro e de todo desprezo social dele eivado. Para tanto, o artigo concebe dois desenvolvimentos analíticos. No primeiro, evidencia-se as razões que fundamentam o apagamento da criança negra na BNCC. Em seguida, investiga-se o alcance sistemático de um projeto político educacional cúmplice com as normativas racistas da sociedade brasileira, projetando para as crianças negras uma visibilidade seletiva. Ao cabo, argumenta-se que sem se priorizar as crianças negras como sujeitos da educação no currículo não há um currículo educacional, porém, há uma plataforma política racista.

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Biografia do Autor

Ellen de Lima Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e credenciada ao Programa de Pós graduação em Educação UNIFESP

Alexandre Filordi de Carvalho , Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do PPGE da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

SOUZA, Ellen de Lima; CARVALHO , Alexandre Filordi de. “Cadê a criança negra que estava aqui?”: da visibilidade seletiva ao apagamento da criança negra na BNCC. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 1–25, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp1-25. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12655. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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