Fabulações curriculares

tessituras entre decolonialidades e a infância como lugar de infinitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp176-189

Palavras-chave:

Descolonização, Infância, Currículo, Literatura

Resumo

O potencial inventivo, no pensamento de Gilles Deleuze, reside no entrelaçamento das artes, da ciência e da filosofia para criação de conceitos. Os conceitos são, por sua vez, as ferramentas do filósofo para resolver problemas. Neste artigo, nosso objetivo é operar em singularidades conceituais para discutir concepções de infância a partir do paradigma descolonizador, refutando a gramática pedagógica colonizadora. Para tanto, articulamos elementos das artes, através de experimentações literárias - rizomaticamente - com as ferramentas conceituais da ciência e da filosofia, para pautar a construção de uma tessitura de infância que possa habitar o plano de imanência do infinito. Nesse contexto, questionamos a fabulação de um currículo da infância que abarque seu infinito.

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Biografia do Autor

Olivia Pires Coelho, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Estudante de Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas na linha Linguagem e Arte em Educação (UNICAMP), Integrante do PHALA -Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturaise do CLIQUE -Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de crianças pequenas e bebêsna Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bolsista CAPES-DS.

Fabiana Oliveira Canavieira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas emDiversidades Socioculturais–GEPEDISC –Culturas Infantis do Programa de Pós-graduação da UNICAMP e do CLIQUE -Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de crianças pequenas e bebês; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão -FAPEMA.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

COELHO, Olivia Pires; CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. Fabulações curriculares: tessituras entre decolonialidades e a infância como lugar de infinitos. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 176–189, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp176-189. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12678. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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