Formação e profissionalização de professores(as) da educação infantil

Autores

  • Rejane Maria de Araújo Lira Prefeitura Municipal de João Pessoa
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp332-352

Palavras-chave:

Formação, Profissionalização, Professores(as), Educação infantil

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi investigar as políticas públicas educacionais e sua interlocução com a formação e a profissionalização do(a) professor(a) de educação infantil e foi realizada junto a 11 (onze) professoras, de dois Centros de Referência em Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa-PB. Partimos do pressuposto que as políticas públicas educacionais para a infância brasileira incidem, em graus e níveis diferenciados, sobre a formação e a profissionalização do(a) professor(a)  de educação infantil e não são suficientes para garantir a qualidade do atendimento educacional prestado à criança de 0 (zero) a 6 (seis) anos. Com base nesse pressuposto, questionamos: a) Como as políticas públicas de formação inicial e continuada têm incidido sobre a profissionalização docente do(a) professor(a) de educação infantil? b) De que forma a formação docente reverbera sobre a profissionalização dos(as) professores(as) que atuam com crianças de 0 a 6 anos? Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista semiestruturada e os resultados foram submetidos à Análise Categorial. Os principais achados apontam para uma persistente desarticulação entre as políticas de formação de professores(as) e as necessidades reais dos profissionais que estão atuando na educação infantil, sobretudo, no tocante à: formação teórica e prática, operacionalidade das exigências da profissão, indispensável valorização salarial e as condições de trabalho.

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Biografia do Autor

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Psicopedagogia / Centro de Educação

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

LIRA, Rejane Maria de Araújo; DIAS, Adelaide Alves. Formação e profissionalização de professores(as) da educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 332–352, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp332-352. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12690. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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