Apresentação - Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" (volume 2)

Autores

  • Cleriston Izidro dos Anjos Universidade Federal de Alagoas (UFAL) https://orcid.org/0000-0003-1040-4909
  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xviii

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O dossiê intitulado “Educação Infantil e Currículo(s): cultura(s), docência e formação em debate” tem como objetivo contribuir com o debate sobre currículos na educação das infâncias de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, reunindo pesquisas, reflexões, preocupações e questionamentos de pesquisadores e pesquisadoras, implicados com a discussão em pauta. A primeira parte, intitulada “Educação Infantil e currículo(s): desafios, problematizações e propostas no tempo presente” (ANJOS; SABALLA, 2021) é um convite para que as reflexões, problematizações e proposições compartilhadas, possam funcionar como promotoras do exercício do pensamento docente e de subsídio para construção de modos mais acolhedores, inclusivos e democráticos de construção do(s) currículo(s) da Educação Infantil brasileira. A segunda parte, intitulada “Currículo da Educação Infantil: embates, tensionamentos e proposições”, procura compartilhar embates, tensionamentos e proposições a respeito do currículo da Educação Infantil. Para tanto, o dossiê é constituído por artigos, escritos por pesquisadores e pesquisadoras da área da Educação Infantil que atuam em universidades localizadas nas cinco regiões do Brasil e também por colaboradores e colaboradoras internacionais. Foi organizado pelo Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) e pelo Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS).

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10/06/2022

Como Citar

ANJOS, C. I. dos .; CARVALHO, R. S. de . Apresentação - Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" (volume 2). Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. iv-xviii, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEsppiv-xviii. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13720. Acesso em: 25 fev. 2024.

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